Notícias
INCIDENTES
Workshop da ANP debate Manual de Comunicação de Incidentes
A ANP realizou ontem (4/4) o Workshop sobre o Manual de Comunicação de Incidentes, de forma híbrida: presencial e por meio da plataforma Teams. O evento teve como público-alvo empresas operadoras de contratos de exploração e produção e suas equipes técnicas de segurança de processo, especialmente as relacionadas a incidentes. Cerca de 500 pessoas participaram, presencial ou remotamente.
Na abertura do workshop, o Diretor da ANP Daniel Maia Vieira destacou que a Agência vem dando ênfase às atividades que lidam com fiscalização, em todos os segmentos regulados. “Essa atividade é muito importante para a indústria do petróleo manter sua licença social”, afirmou.
Com relação à comunicação de incidentes, objeto específico do evento, o Diretor ressaltou a importância de manter a eficiência nesse processo. “Precisamos otimizar os nossos recursos, tanto os da ANP quanto os dos agentes regulados, para entregarmos, do ponto de vista da Agência, ações sob o aspecto regulatório que sejam imediatas e efetivas, contribuindo com o ambiente de maior segurança para essas instalações. E para que o agente regulado consiga processar suas informações, entregar ao regulador e ter capacidade de implementar as melhorias necessárias”.
No encontro, foram debatidos os principais desafios da atividade de comunicação de incidentes e propostas melhorias na sua sistemática, além de apresentados os principais números de 2023 relacionados ao tema e esclarecidas dúvidas sobre o uso do manual e do sistema para comunicação de incidentes (SISO_Incidentes).
Além disso, foi ainda discutida uma proposta de revisão do Manual de Comunicação de Incidentes, disponível no “Anexo I - Orientações para comunicação de incidentes de exploração e produção” da Resolução ANP nº 882/2022. A minuta de revisão ficou disponível no site da ANP previamente, e foi possível aos interessados enviarem contribuições para melhoria do regulamento antes do evento.
Veja as apresentações realizadas durante o workshop.
Siga a ANP nas redes:
twitter.com/anpgovb
facebook.com/ANPgovbr
instagram.com/anpgovbr
linkedin.com/company/agencia-nacional-do-petroleo