Gestão da Estratégia
Planejamento Estratégico
O Planejamento Estratégico é parte fundamental do modelo de gestão da ANP, e traz o Mapa Estratégico como elemento principal.
O Mapa Estratégico é a representação gráfica dos objetivos estratégicos da ANP para os próximos quatro anos e comunica para as suas Unidades Organizacionais (Uorgs), mercado e sociedade quais serão os desafios enfrentados pela Agência no ciclo 2025-2028. O Mapa direciona os esforços empreendidos pelas Uorgs da ANP no sentido do cumprimento da sua missão institucional e alcance da sua visão de futuro.
Os objetivos estratégicos contidos no mapa são interligados e estão organizados em três dimensões – Aprendizado e Crescimento, Processos Internos e Resultados para a Sociedade.
- Clique aqui para visualizar o Mapa Estratégico da ANP em pdf.
- Veja também o Mapa Estratégico 2021-2024
Gestão da Estratégia
A Gestão da Estratégia institucional tem o objetivo de monitorar a execução do planejamento estratégico definido pela ANP, verificando se o que fora planejado e apresentado está sendo alcançado. Como consequência deste monitoramento, pode-se, por exemplo, ser necessário um ajuste operacional para corrigir algum ponto específico que tenha ficado aquém do que fora planejado.
A gestão da estratégia se baseia na execução dos projetos estratégicos e dos processos organizacionais e no monitoramento dos resultados dos indicadores de desempenho. Esse modelo pressupõe a cooperação entre as equipes e a horizontalidade das Uorgs, com a finalidade de atingir o que foi definido no Planejamento Estratégico da ANP.
Gestão de Processos Organizacionais
Gerenciamento de processos é uma abordagem disciplinar para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos organizacionais, automatizados ou não, para alcançar resultados consistentes e alinhados com os objetivos estratégicos da organização.
A gestão de processos na ANP tem como foco:
- sistematizar atividades por meio da implementação de rotinas;
- facilitar o entendimento e o relacionamento entre colaboradores;
- facilitar o planejamento e avaliação dos processos da Agência;
- facilitar a elaboração de normas e instruções de trabalho;
- auxiliar na identificação de riscos;
- auxiliar na implementação de sistemas informatizados;
- desenvolver e difundir metodologias e boas práticas, possibilitando a implantação de melhorias contínuas;
- aumentar a produtividade e eficiência na execução dos processos, procedimentos e rotinas de trabalho.
A gestão de processos na ANP é conduzida pela Superintendência de Governança e Estratégia.
Fases e Etapas da Gestão de Processos

Gestão de Projetos
O Escritório de Gestão de Projetos (EGP) tem a missão de institucionalizar a cultura de gestão de projetos na ANP e gerir a carteira de programas e projetos estratégicos.
A partir da definição e da disseminação das diretrizes metodológicas, bem como do acompanhamento dos projetos e dos seus resultados, o EGP contribui para a padronização e o alinhamento entre as unidades organizacionais da agência, rumo ao atendimento dos objetivos do mapa estratégico.
Durante a vigência do Planejamento Estratégico, o EGP realiza o acompanhamento periódico dos Projetos Estratégicos junto às Unidades Organizacionais. Os Projetos Estratégicos são um meio de alavancar a consecução dos Objetivos Estratégicos presentes no Mapa Estratégico da ANP.
