Seminários da Oferta Permanente
- Seminário da Oferta Permanente de Concessão 2025
A ANP realizou, em 12/12/2025, o Seminário da Oferta Permanente de Concessão 2025, no Rio de Janeiro.
O seminário apresentou em detalhe as regras da Oferta Permanente de Concessão (OPC), incluindo documentação e procedimentos para qualificação e assinatura de contratos, o potencial exploratório das áreas ofertadas, as diretrizes ambientais e os dados técnicos que sustentam novos investimentos no setor de exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil.
Na abertura do Seminário, o Diretor-Geral da ANP, Artur Watt, destacou que os dados e informações apresentados no evento mostram grandes oportunidades de investimentos e podem estimular a abertura do próximo ciclo da OPC. Watt lembrou ainda o sucesso do 5° Ciclo da OPC, o que mostra que o mercado está ativo e a indústria, empenhada em realizar novos investimentos. O 5° Ciclo foi realizado em junho de 2025 e a cerimônia de assinatura de contratos ocorreu em 05/12/2025.
O seminário integra a série de encontros promovidos pela ANP para esclarecer os principais marcos e etapas da Oferta Permanente. Em maio, a Agência realizou o Seminário da Oferta Permanente 2025, incluindo tanto a OPC quanto a Oferta Permanente de Partilha da Produção (OPP).
Durante o evento, a ANP destacou que um novo Ciclo da OPC já pode ser aberto pelas licitantes inscritas, por meio da apresentação de declaração de interesse, acompanhada de garantia de oferta.
A gravação do evento pode ser acessada no canal da ANP no YouTube.
- Seminário da Oferta Permanente 2025
A ANP realizou em 16/05/2025 o Seminário da Oferta Permanente 2025 no Rio de Janeiro.
O seminário abordou informações tanto sobre a Oferta Permanente de Concessão (OPC), cuja sessão pública do 5º Ciclo ocorrerá no dia 17/06/2025, quanto da Oferta Permanente de Partilha da Produção (OPP), cujo edital foi publicado em 29/05/2025.
Na abertura do evento, a Diretora-Geral interina da ANP, Patricia Baran, destacou que o seminário tem o objetivo de aprofundar o debate e o diálogo entre a Agência e os agentes do setor de petróleo e gás natural.
Também na abertura, a Diretora da ANP Symone Araújo lembrou que a Oferta Permanente possui duas frentes, uma no modelo de concessão, e outra, no de partilha.
Ao longo do evento, foram apresentadas em detalhes as regras da OPC e da OPP – como documentações e processos necessários para qualificação e assinatura de contratos –, o potencial exploratório das áreas disponíveis, as diretrizes ambientais e os dados técnicos que viabilizam novos investimentos no setor de exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil.
O seminário inaugurou uma série de encontros sobre a Oferta Permanente, previstos para ocorrerem anualmente.
A gravação do evento pode ser acessada no canal da ANP no YouTube.
Veja as apresentações realizadas no evento.