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Controle da qualidade nos produtos importados

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Publicado em 28/10/2020 14h42 Atualizado em 22/08/2025 11h47

Em 6 de junho de 2017, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), a Resolução ANP n° 680, de 5 de junho de 2017, que dispõe sobre as obrigações quanto ao controle da qualidade dos produtos importados, a serem atendidas pelo importador e pela empresa de inspeção da qualidade contratada por este em todo o território nacional.

Para o controle de qualidade dos produtos, os importadores deverão contratar empresa de inspeção da qualidade credenciada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nos termos da Resolução ANP nº 859, 6 de dezembro de 2021.

As empresas de inspeção da qualidade credenciadas pela Agência devem atender ao art. 7º da Resolução ANP nº 680/2017, que dispõe sobre envio à Agência do "Formulário para Informação dos Dados dos Laboratórios" com as informações referentes aos laboratórios utilizados, próprios ou não, para o controle da qualidade dos produtos importados.

Caso ocorra qualquer alteração nas informações entregues à Agência, o formulário deve ser reenviado em até dez dias contados a partir da data da alteração, devidamente atualizado.

  • Formulário para Informação dos Dados dos Laboratórios
  • Credenciamento de empresa de inspeção da qualidade

    As empresas de inspeção da qualidade podem atuar no controle da qualidade dos produtos importados, no Programa de Marcação Compulsória de Produtos e na adição de corante a produtos importados (etanol anidro, óleo diesel S500 e óleo diesel marítimo).

    Para atuar como empresa de inspeção da qualidade, é necessário que a empresa interessada seja credenciada como tal junto à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nos termos da Resolução ANP nº 859, 6 de dezembro de 2021.

    Para obtenção do credenciamento, o interessado, que deve estar localizado no território nacional, deve peticionar no SEI o Anexo I da Resolução ANP nº 859 juntamente com os documentos descritos no art. 7, deve atender aos artigos 5º, 10 e 25 da referida Resolução.

    Para mais informações, clique aqui. 

  • Empresas de inspeção da qualidade credenciadas pela ANP

    As empresas de inspeção da qualidade que atuam no controle da qualidade dos produtos importados são:

    • Amspec Brasil Inspeções Técnicas Ltda.
      CNPJ nº 01.178.071/0001-41
      (de acordo com o Despacho da Superintendente nº 1.079, de 23/09/2011 e com o Despacho da Superintendente nº 725, 09/07/2021)
    • AmSpec Brasil Inspeções Técnicas Ltda. - Corumbá
      CNPJ 01.178.071/0019-70
      (de acordo com o Despacho SBQ-ANP nº 877, de 03 de julho de 2025)
    • AmSpec Brasil Inspeções Técnicas Ltda. – Rio de Janeiro
      CNPJ 01.178.071/0021-95
      (de acordo com o Despacho SBQ-ANP nº 1.079, de 11 de agosto de 2025)
    • AmSpec Brasil Inspeções Técnicas Ltda. – São Luís
      CNPJ 01.178.071/0013-85
      (de acordo com o Despacho SBQ-ANP nº 970, de 21 de julho de 2025)
    • AmSpec Brasil Inspeções Técnicas Ltda. - Santos
      CNPJ nº 01.178.071/0003-03
      (de acordo com o Despacho SBQ-ANP nº 541, de 29 de abril de 2025)
    • AmSpec Brasil Inspeções Técnicas Ltda. - Suape
      CNPJ 01.178.071/0015-47
      (de acordo com o Despacho SBQ-ANP nº 184, de 12 de fevereiro de 2025)
    • AmSpec Brasil Inspeções Técnicas Ltda. – Rio Grande

      CNPJ 01.178.071/0006-56
      (de acordo com o Despacho SBQ-ANP nº 1.1, de 21 de agosto de 2025)

    • Bureau Veritas do Brasil Inspeções Ltda.
      CNPJ nº 02.861.221/0001-80
      (de acordo com o Despacho da Diretoria nº 85, de 31/01/2020)
    • Bureau Veritas do Brasil Inspeções Ltda. – Ipojuca
      CNPJ 02.861.221/0009-37
      (de acordo com o Despacho SBQ-ANP nº 1.110, de 19 de agosto de 2025)
    • Doiss Inspection Ltda.
      CNPJ nº 40.505.006/0001-35
      (de acordo com o Despacho SBQ-ANP nº 105, de 06 de janeiro de 2023)
    • Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
      CNPJ nº15.461.510/0001-33
      (de acordo com o Despacho SBQ-ANP nº 1.373, de 29 de novembro de 2024)
    • Intertek do Brasil Inspeções Ltda.
      CNPJ nº 42.565.697/0001-98
      (de acordo com o Despacho da Superintendente nº 883, de 26/07/2011)
    • Intertek do Brasil Inspeções Ltda. - Belém
      CNPJ 42.565.697/0021-31
      (de acordo com o Despacho SBQ-ANP nº 307, de 10 de março de 2025)
    • Intertek do Brasil Inspeções Ltda. - Candeias
      CNPJ 42.565.697/0012-40
      (de acordo com o Despacho SBQ-ANP nº 1050, de 20 de setembro de 2024)
    • Intertek do Brasil Inspeções Ltda. - Fortaleza
      CNPJ 42.565.697/0034-56
      (de acordo com o Despacho SBQ-ANP nº 1.171, de 16 de outubro de 2024)
    • Intertek do Brasil Inspeções Ltda. - Rio de Janeiro
      CNPJ nº 42.565.697/0011-60
      (de acordo com o Despacho SBQ-ANP nº 753 de 05/07/2024 e retificação em 09/07)
    • Intertek do Brasil Inspeções Ltda. - Rio Grande
      CNPJ nº 42.565.697/0015-93
      (de acordo com o Despacho SBQ-ANP nº 757, de 08/07/2024)
    • Intertek do Brasil Inspeções Ltda. - Paranaguá
      CNPJ nº 42.565.697/0006-00
      (de acordo com o Despacho SBQ-ANP nº 758, de 08/07/2024)
    • Intertek do Brasil Inspeções Ltda. – São Luís
      CNPJ 42.565.697/0050-76
      (de acordo com o Despacho SBQ-ANP nº 500, de 15 de abril de 2025)
    • Intertek do Brasil Inspeções Ltda. – Manaus
      CNPJ 42.565.697/0019-17
      (de acordo com o Despacho SBQ-ANP nº 1.096, de 14 de agosto de 2025)
    • SGS do Brasil S/A
      CNPJ n.º 33.182.809/0001-30
      (de acordo com o Despacho da Superintendente nº 880, de 26/07/2011)
    • SGS do Brasil Ltda - Aratu
      CNPJ 33.182.809/0029-31
      (de acordo com o Despacho SBQ-ANP nº 1.160, de 11 de outubro de 2024)
    • SGS do Brasil Ltda - Paranaguá
      CNPJ n.º 33.182.809/0004-83
      (de acordo com o Despacho SBQ-ANP nº 1.337, de 21 de novembro de 2024)
    • SGS do Brasil Ltda. – Santos
      CNPJ 33.182.809/0017-06
      (de acordo com o Despacho SBQ-ANP nº 975, de 23 de julho de 2025)
    • Superinspect Ltda.
      CNPJ n.º 00.355.861/0008-69
      (de acordo com o Despacho SBQ-ANP nº 432, de 16 de abril de 2024)
  • Dados da qualidade dos produtos importados

    Em atendimento ao art. 13 da Resolução ANP nº 680/2017, a empresa de inspeção da qualidade deve enviar mensalmente à ANP, sob responsabilidade do importador, até o 15º dia do mês subsequente à internação do produto importado, todas as informações constantes no Certificado da Qualidade na Origem (CQO), no Certificado da Qualidade no Destino (CQD) e no Certificado Complementar da Qualidade (CCQ).

    O envio das informações deve ser realizado por meio do Sistema DPP – Do Poço ao Posto.

  • Amostra-testemunha

    Os art. 21 e 22 da Resolução ANP nº 680, de 5 de junho de 2017, facultam o importador e o distribuidor de combustíveis líquidos a guardar amostra-testemunha a serem utilizadas como instrumento de prova em processo administrativo (art. 23 da citada resolução).

    A amostra-testemunha deve conter um litro de produto em frasco de vidro e ser fechada com batoque e tampa plástica, bem como estar acondicionada em envelope de segurança numerado que deixe evidência no caso de violação. No rótulo da amostra-testemunha deve constar a identificação do número do CQD e do envelope de segurança.

    No caso exclusivo de GLP, a guarda da amostra-testemunha não se aplica.

    O envelope de segurança deve ser obrigatoriamente fornecido pela firma inspetora, que fica responsável pelo controle da numeração, e deve atender ao seguinte modelo:

    • a) Deve ser confeccionado com três películas de polietileno, duas de baixa densidade e uma de alta densidade, dispostas alternadamente, coextrusado, com as seguintes dimensões: 260 mm de largura, 360 mm de comprimento e 0,075 mm de espessura das paredes.
    • b) Deve possibilitar a verificação de evidência de violação.
    • c) Deve ter o sistema de fechamento dos envelopes resistente a resfriamento, exposição a calor e solventes.
    • d) Deve constar, impresso, na parte exterior do envelope:
      • i. as instruções de uso;
      • ii. a numeração do envelope;
      • iii. o rótulo nos moldes do "Formulário para o Envelope de Segurança da amostra-testemunha”, conforme arquivo anexo
        Formulário para o envelope de segurança da amostra-testemunha
      • iv. a expressão "amostra-testemunha" nas bordas soldadas do envelope.
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      • Fase de Exploração
      • Fase de Desenvolvimento e Produção
      • Dados abertos - Fiscalização de Conteúdo Local
      • Dados Cadastrais dos Revendedores Varejistas de Combustíveis Automotivos
      • Dados Georreferenciados das Bacias Sedimentares Brasileiras
      • Dados de E&P
      • Importações e exportações
      • Dados de Incidentes de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural
      • Dados abertos - Movimentação de derivados de petróleo e biocombustíveis
      • Movimentação de Gás Natural em Gasodutos de Transporte
      • Movimentação dos Terminais Aquaviários
      • Multas aplicadas decorrentes de autuações em ações de fiscalização
      • Participações Governamentais
      • Pontos de Abastecimento Autorizados
      • Dados Abertos - Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I)
      • Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (PMQC)
      • Prestadores de serviços de apoio administrativo
      • Previsão de Atividades e Investimentos Exploratórios
      • Processamento de petróleo e produção de derivados
      • Produção de biocombustíveis
      • Produção de petróleo e gás natural por estado e localização
      • Produção de Petróleo e Gás Natural por Poço
      • Relação de Concessionários
      • Resultado de poço
      • Rodadas de Licitações de Petróleo e Gás Natural
      • Série Histórica de Preços de Combustíveis e de GLP
      • Tancagem do Abastecimento Nacional de Combustíveis
      • Vendas de derivados de petróleo e biocombustíveis
      • Programa de Monitoramento dos Lubrificantes (PML)
      • Registro de Óleos e Graxas Lubrificantes
    • Dados estatísticos
      • Reservas nacionais de petróleo e gás natural
    • Galeria de Fotos
      • 22/10/2025 - 3º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha
      • 5/9/2025 - Cerimônia de Posse - Artur Watt Neto e Pietro Mendes
      • 3º Fórum de Tecnologia, Inovação e Programas da ANP – TIP ANP
      • 17/06/2025 - 5º Ciclo da Oferta Permanente – Concessão
      • 2/12/2024 - Cerimônia do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2024
      • 13 a 15/08/2024 - 2° Fórum de Tecnologia, Inovação e Programa de recursos humanos da ANP – TIP ANP
      • 13/12/2023 - 2º Ciclo da Oferta Permanente – Partilha
      • 13/12/2023 - 4º Ciclo da Oferta Permanente – Concessão
      • 30/11/2023 - Cerimônia do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2023
      • 29 a 30/11/2023 - 1º Fórum de Tecnologia e Inovação da ANP
      • 26/10/2023 - XI Workshop de Segurança Operacional e Meio Ambiente (XI SOMA)
      • 24 a 26/10/2023 - OTC Brasil 2023
      • 06/06/2022 - Cerimônia de Posse de Diretores da ANP
      • 13/04/2022 - 3º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão
      • 16/12/2022 - 1º Ciclo de Oferta Permanente – Partilha
      • 08/12/2022 - Assinatura dos contratos de blocos arrematados no 3º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão (OPC)
      • 07/12/2022 - Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2022
      • 26/09/2022 - X Workshop de Segurança Operacional e Meio Ambiente - SOMA
      • 17/12/2021 - Segunda Rodada de Licitações dos Volumes Excedentes da Cessão Onerosa
      • 29/11/2021 - Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2020
      • 07/10/2021 - 17ª Rodada de Licitações
      • 26 a 29/09 - Rio Oil & Gas 2022
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