Conheça os elementos do Portal

Publicado em 04/08/2021 22h40

Os objetivos e diretivas que guiam o Portal demandam, para que ele funcione da forma esperada, que ele tenha elementos próprios que são usados para a sua construção. Estes elementos são fundamentais ao seu funcionamento. Conheça abaixo cada um deles.

Os serviços

O Portal gov.br é uma iniciativa do Governo Federal de aproximar a Administração Pública da população. A ideia é que tudo no Portal seja feito do ponto de vista do cidadão, atendendo às suas necessidades e interesses, e que esta seja a guia para qualquer alteração no Portal.

Por causa disso, o Portal tem um modo de organização diferente do que era mais usado nos antigos portais dos órgãos governamentais. No Portal, o principal “elemento” é o serviço ao cidadão. Os serviços devem ficar em destaque, ter acesso o mais fácil possível e devem ser o ponto central de onde todo o restante surge. Por esta razão, durante sua navegação no Portal você sempre verá links e referências a eles.

Na busca, os serviços tem prioridade máxima nos resultados. Se existirem serviços associados à palavra ou termo pesquisado, eles aparecerão na primeira aba de resultados e serão também os primeiros itens a aparecer na aba “todos”.

Na Home, você encontrará acesso aos serviços logo no início, imediatamente após a busca, onde estarão duas listas:  serviços mais acessados, que é montada automaticamente e é composta por links para as páginas de serviços que receberam maior número de visitas nos últimos dias; e serviços destaque, que são serviços que por estarem em seu período de funcionamento, ou por se relacionarem a temas em discussão na sociedade, a gestão de conteúdo do Portal julgar serem relevantes ao momento.

Você pode também acessar os serviços pelas categorias (detalhada no item categorias), um pouco mais abaixo na página, e pelo seu histórico de navegação (ao final da home), onde as últimas 4 páginas de serviços que você navegou aparecerão. Este histórico acompanhará você, na mesma posição, em todas as páginas que você navegar no Portal.

Ainda na home e relacionado aos serviços, logo abaixo as categorias, você encontra o painel de desempenho dos serviços, com as principais estatísticas em relação aos serviços do Portal e, ao clicar no botão “mais indicadores”, a mais números e maior detalhamento do painel.

No menu e no rodapé você poderá encontra-los através do item “serviços”, onde você pode listar e navegar os serviços a partir de categorias, por órgão ou por público-alvo.

Tanto a busca quanto a navegação por menu e rodapé são mantidos em todo o ambiente principal do portal. Quando você acessa as áreas dos órgãos essa lógica pode ser alterada, de acordo com as decisões de cada um.

Serviços estaduais

Os serviços estaduais são uma classe diferente do restante. Estes são serviços oferecidos pelos governos estaduais e seu conteúdo não fica guardado no Portal, ele só espelha uma parte e apresenta o link de acesso ao serviço no seu ambiente original. Desta forma, os serviços estaduais não aparecem na navegação por categorias, órgãos ou público-alvo, não constam dos serviços destaques, serviços mais acessados ou histórico e na busca, caso existam resultados para o termo, eles aparecem em uma aba separada, chamada “serviços estaduais”.

As categorias

As categorias são um item de organização do Portal, uma forma de agrupar e classificar conteúdos que visa facilitar a navegação do usuário. As categorias são compostas de 3 níveis, que vão do mais genérico ao mais específico. Assim, por exemplo, na categoria “Agricultura e Pecuária” (1º nível), você encontrará 4 subcategorias de 2º nível: “apoio e promoção”, “cadastramento e certificação”, “licenciamento e habilitação” e “outros serviços”. Por sua vez, dentro da subcategoria “apoio e promoção” você encontrará 3 subcategorias de 3º nível, que são “assistência técnica e financiamentos”, “informações e eventos” e “serviços de suporte”.

Então um serviço encontrado na primeira subcategoria de 3º nível será um serviço de “assistência técnica e financiamento”, que será uma ação de “apoio e promoção” na área de “agricultura e pecuária”.

A navegação dos serviços por categoria pode ser feita a partir da home do Portal (na área “categorias”) assim como no menu e rodapé da área principal. Nas páginas dos serviços as categorias e subcategorias a que eles pertencem aparecerão no topo da página.

Os aplicativos também são organizados por categorias mas, neste caso, eles recebem apenas uma categoria de 1º nível, assim como as notícias.

A galeria de aplicativos

A galeria de aplicativos apresenta os aplicativos lançados pelo governo federal com link para as plataformas onde eles poderão ser baixados. A galeria conta com a possibilidade de se realizar uma busca de aplicativos por palavra ou termo, assim como permite a filtragem por loja/plataforma e por categoria.

Os aplicativos são apresentados também nas lojas unificadas da Administração Pública Federal nas lojas de aplicativos, mas a propriedade e responsabilidade de cada aplicativo é do órgão que o cria.

No resultado da busca os aplicativos correspondentes, se houverem, serão apresentados em uma aba própria com o nome “Apps”.

A galeria de aplicativos pode ser acessada através do menu e rodapé da área principal do Portal, ao se clicar no item “Galeria de Aplicativos”, assim como da Home, pelo botão de mesmo nome na área “Você já conhece os APPs do Governo Federal?”, na metade de baixo da página.

As notícias

As notícias são itens de informação temporal, similar às encontradas em jornais e periódicos. Elas podem ser apresentadas tanto na área principal do Portal, pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República, quanto nos sites dos órgãos pelas suas respectivas áreas responsáveis.

As notícias tem, associadas a elas, uma categoria de 1º nível (podendo ter também uma de 2º nível e uma de 3º nível), uma data e um conjunto de tags.

No resultado da busca as notícias, quando houverem, aparecerão em uma aba própria chamada “Notícias”. Elas têm nível de prioridade abaixo apenas de serviços.

As notícias contam também com uma área na Home do Portal, onde você pode acessar as últimas notícias através do botão do mesmo nome.

No menu e rodapé da área principal do portal elas também podem ser acessadas, através do clique no item “notícias” e pela escolha de uma categoria.

Nas páginas agregadoras de notícias também é possível navegar ao se clicar nas tags.

Nos sites dos órgãos a lógica de navegação do menu e rodapé pode ser diferente.

Os sites dos órgãos

Os sites (assim chamados aqui para diferenciar da parte principal do Portal) dos órgãos funcionam, na prática, como portais dentro do Portal principal. O conteúdo destas áreas é de responsabilidade dos respectivos órgãos e a busca, menu e rodapé tem funcionamento personalizado em cada uma delas.

O endereço destas áreas segue sempre a lógica “www.gov.br/” + nome do órgão/entidade. Todos os itens existentes na área principal podem ser incluídos de forma personalizada nestas áreas com exceção dos serviços e aplicativos, que são unificados para todos.

Eles funcionam da mesma forma que funcionavam os sites de órgãos antigos, podendo ter divisões, organização e agrupamentos próprios. A transição de uma destas páginas para a área principal do Portal é feita ao se clicar o logo do gov.br no canto superior esquerdo da página.

No resultado da busca da área principal do portal a home do site do órgão aparece em uma aba própria, com o nome “Sites”.

No menu e rodapé da área principal do Portal alguns destes sites podem ser acessados através dos itens “órgãos do governo” e “Canais do Poder Executivo Federal”.