S

Publicado em 04/11/2020 10h06
  • SAA

    Sigla que corresponde à solicitação de acesso a amostra. Nova denominação para solicitações de acesso às amostras da União, em substituição à sigla "TD". O formulário é periodicamente atualizado no endereço eletrônico (site) da ANP, na seção de petróleo e derivados - dados técnicos, no catálogo de E&P, ou em outro endereço eletrônico mais específico que vier a ser adotado. (Fonte: Resolução ANP nº 71/2014)

  • SAD

    Solicitação de análise destrutiva. Formulário que organiza e estabelece as informações mínimas e necessárias à análise das solicitações de análises destrutivas, a serem conduzidas em amostras pertencentes ao acervo da União. O formulário é periodicamente atualizado no endereço eletrônico (site) da ANP, na seção de petróleo e derivados - dados técnicos, no catálogo de E&P, ou em outro endereço eletrônico mais específico que vier a ser adotado. (Fonte: Resolução ANP nº 71/2014)

  • SAFC

    Solicitação de amostragem fora de área concedida. Formulário que organiza e estabelece as informações mínimas e necessárias à análise das solicitações de coleta de amostras fora de áreas concedidas (fora de contratos de E&P), ou seja, em áreas da União. O formulário é periodicamente atualizado no endereço eletrônico (site) da ANP, na seção de petróleo e derivados - dados técnicos, no catálogo de E&P, ou em outro endereço eletrônico mais específico que vier a ser adotado. (Fonte: Resolução ANP nº 71/2014)

  • SAFP

    Solicitação de amostragem fora do padrão. Formulário que organiza e estabelece as informações mínimas e necessárias à análise das solicitações de amostragem fora do padrão estabelecido. O formulário é periodicamente atualizado no endereço eletrônico (site) da ANP, na seção de petróleo e derivados - dados técnicos, no catálogo de E&P, ou em outro endereço eletrônico mais específico que vier a ser adotado. (Fonte: Resolução ANP nº 71/2014)

  • Saneamento da Não Conformidade

    Ação através da qual o agente regulado elimina as falhas verificadas em evidências objetivas e dá tratamento abrangente e preventivo à causa-raiz da não conformidade, demonstrando que o resultado pretendido com as medidas adotadas foi alcançado. (Fonte: Resolução ANP nº 37/2015)

  • Santo Antônio

    Arco de ferro, ou material similar, que fica em volta da parte traseira da cabine do motorista. (Fonte: Resolução ANP nº 26/2015)

  • SDES

    Solicitação de descarte. Formulário que organiza e estabelece as informações mínimas e necessárias à análise das solicitações de descarte de amostras pertencentes ao acervo da União. O formulário é periodicamente atualizado no endereço eletrônico (site) da ANP, na seção de Petróleo e Derivados - Dados Técnicos, no catálogo de E&P, ou em outro endereço eletrônico mais específico que vier a ser adotado. (Fonte: Resolução ANP nº 71/2014)

  • SDOA

    Solicitação de doação de acervo. Formulário que organiza e estabelece as informações mínimas e necessárias à análise das solicitações de doação de amostras pertencentes ao acervo da União, amostras essas, que não apresentam aproveitamento científico para a indústria do petróleo e gás, mas são passíveis de aproveitamento por outras áreas da ciência. A doação se diferencia da transferência pelo caráter definitivo da posse das amostras doadas. O formulário é periodicamente atualizado no endereço eletrônico (site) da ANP, na seção de Petróleo e Derivados - Dados Técnicos, no Catálogo de E&P, ou em outro endereço eletrônico mais específico que vier a ser adotado. (Fonte: Resolução ANP nº 71/2014)

  • Seção do Gasoduto de Transporte ou Seção

    Segmento de tubulação de um gasoduto de transporte compreendido entre dois complementos. (Fonte: Resolução ANP nº 37/2013)

  • Seção em Paralelo (Loop)

    Tubulação interligada em paralelo à tubulação de gasoduto de transporte existente. (Fonte: Resolução ANP nº 37/2013)

  • Seções Polidas

    Fragmentos de rocha com face polida para observação à lupa ou microscópio petrográfico de luz refletida, visando à determinação de minerais opacos. (Fonte: Resolução ANP nº 71/2014)

  • Segurança Operacional

    Prevenção, mitigação e resposta a eventos que possam causar acidentes que coloquem em risco a vida humana ou o meio ambiente, em instalações marítimas de perfuração e produção de petróleo e gás natural, através da adoção de um sistema de gestão que assegure a integridade das Instalações durante todo o seu ciclo de vida. (Fonte: Resolução ANP nº 43, de 6/12/2007 - vide Regulamento Técnico do SGSO)

    Prevenção, mitigação e resposta a eventos que possam causar acidentes que coloquem em risco a vida humana ou o meio ambiente através da adoção de um Sistema de Gestão que assegure a integridade das instalações durante todo o seu ciclo de vida. (Fonte: Resolução ANP nº 5, de 29/1/2014)

  • Semirreboque (SR)

    Veículo de um ou mais eixos que se apoia na sua unidade tratora ou é a ela ligado por meio de articulação. (Fonte: Resolução ANP nº 26/2015)

  • Semirreboque para Uso Exclusivo em Motocicletas ou Motonetas (SRM)

    Veículo de um ou mais eixos que se apoia na sua unidade tratora ou é a ela ligado por meio de articulação, especialmente projetado para ser tracionado por motocicletas ou motonetas. (Fonte: Resolução ANP nº 26/2015)

  • Separador de Produção Dedicado

    Equipamento destinado a promover a separação dos fluidos provenientes de mais de um poço de produção simultaneamente, para que sejam feitas medições individualizadas em sistemas de medição de apropriação de petróleo e gás natural, e sistemas de medição operacionais de água. (Fonte: Resolução ANP nº 44/2015)

  • Separador de Teste

    Equipamento destinado a promover a separação dos fluidos provenientes de um único poço, para que sejam feitas medições individualizadas em sistemas de medição de apropriação de petróleo e gás natural, bem como em sistemas de medição operacionais de água. (Fonte: Resolução ANP nº 44/2015)

  • Serviço de Acreditação

    Realização de um conjunto de atividades pelo Organismo de Acreditação para avaliação das solicitações de acreditação ou manutenção de acreditação de um Organismo de Certificação durante o ciclo de acreditação. (Fonte: Resolução ANP nº 25/2016)

  • Serviço de MDO

    Contratos de prestação de serviço que envolvam a utilização exclusiva de mão de obra diretamente relacionada a realização das atividades de exploração e desenvolvimento da produção, tais como: mão de obra de engenharia, mão de obra de gerenciamento, construção e montagem; consultorias técnicas; ou aquelas associadas a outros itens que não sejam classificados como bem, bem para uso temporal, material, sistema ou sistema para uso temporal. (Fonte: Resolução ANP nº 19/2013)

  • Serviço de Transporte

    Receber, movimentar e entregar volumes de gás natural por meio de gasodutos de transporte, nos termos do respectivo contrato de serviço de transporte. (Fonte: Resolução ANP nº 51/2013)

  • Serviço de Transporte Extraordinário

    Modalidade de contratação de capacidade disponível, a qualquer tempo, e que contenha condição resolutiva, na hipótese de contratação da capacidade na modalidade firme. (Fonte: Resolução ANP nº 15/2014)

  • Serviço de Transporte Firme (STF)

    Serviço de transporte no qual o Transportador se obriga a programar e transportar o volume diário de gás natural solicitado pelo carregador, até a capacidade contratada de transporte estabelecida no contrato com o carregador. (Fonte: Resolução ANP nº 11, de 16/3/2016)

    Serviço de Transporte no qual o Transportador se obriga a programar e transportar o Volume Diário Solicitado pelo Carregador até a Capacidade Contratada de Transporte estabelecida no contrato com o Carregador. (Fonte: Resolução ANP nº 40, de 9/9/2016)

  • Serviço de Transporte Interruptível (STI)

    Serviço de transporte o qual poderá ser interrompido pelo transportador, dada a prioridade de programação do Serviço de Transporte Firme. (Fonte: Resolução ANP nº 11, de 16/3/2016)

    Serviço de Transporte que poderá ser interrompido pelo Transportador, dada a prioridade de programação do Serviço de Transporte Firme. (Fonte: Resolução ANP nº 40, de 9/9/2016)

  • Serviços Auxiliares

    Todos os serviços necessários ao acesso e à operação dos terminais de GNL. (Fonte: Resolução ANP nº 50/2011) 

  • Servidões Administrativas, Faixas de Domínio ou Faixas de Servidão de Dutos

    Faixas de larguras determinadas, nas quais estão dutos de petróleo, seus derivados, gás natural ou biocombustíveis, enterrados ou aéreos, bem como seus sistemas complementares, definidas ou não em ato de declaração de utilidade pública. (Fonte: Resolução ANP nº 42/2012)

  • Servidor de Hidratante

    Veículo autopropelido contendo módulo de abastecimento constituído de carretel de mangueira, sistema de filtragem, medição e controles, destinado a transferir combustível do hidrante para aeronave. (Fonte: Resolução ANP nº 17/2006)

  • Side-car

    Dispositivo de uma única roda, preso a um lado de uma motocicleta ou motoneta, resultando em um veículo de três rodas. (Fonte: Resolução ANP nº 26/2015)

  • Sigla de um Campo

    Identificação simplificada do nome do campo, de acordo com cada concessionário. (Portaria ANP nº 123, de 18/7/2000)

  • SIMP 

    Ver Sistema de Informações de Movimentação de Produtos

  • Sísmica 

    Técnica para obtenção de informações geológicas através da captação de sinais sonoros refletidos nas camadas subterrâneas.

  • Sistema Crítico de Segurança Operacional

    Qualquer sistema de controle de engenharia que tenha sido projetado para manter a Instalação dentro dos limites operacionais de segurança, parar total ou parcialmente a Instalação ou um processo, no caso de uma falha na segurança operacional ou reduzir a exposição humana às conseqüências de eventuais falhas. (Fonte: Resolução ANP nº 43/2007)

  • Sistema de Abastecimento a Granel

    É um sistema de transvasamento de GLP a granel contido em um veículo abastecedor para os recipientes estacionários localizados em uma central de GLP. (Fonte: Portaria ANP nº 47/1999)

  • Sistema de Calibração

    Sistema composto de um medidor padrão de trabalho (ou medida materializada de volume) e de dispositivos auxiliares e/ou adicionais, necessários para executar as operações de calibração de um medidor em operação, já incorporado a um sistema de medição. (Fonte: Resolução Conjunta ANP/Inmetro nº 1, de 10/6/2013)

  • Sistema de Coleta da Produção

    Conjunto de instalações e equipamentos destinados a transferir os fluidos produzidos dos poços às unidades de produção, bem como transferir os fluidos para injeção no campo. (Fonte: Resolução ANP nº 17/2015)

  • Sistema de Dutos

    Sistema constituído por dois ou mais dutos interligados. (Fonte: Resolução ANP nº 6/2011)

  • Sistema de Escoamento da Produção

    Conjunto de instalações e equipamentos destinados a movimentar o petróleo e o gás natural das unidades de produção para instalações não pertencentes à área sob contrato ou para outras unidades de produção na mesma área sob contrato. (Fonte: Resolução ANP nº 17/2015)

  • Sistema de Fiscalização da Produção (SFP)

    Sistema que receberá os dados e informações dos sistemas de medição de produção e movimentação de petróleo, gás natural e água. (Fonte: Resolução ANP nº 65/2014)

  • Sistema de Gestão Ambiental

    Parte do sistema de gestão global que inclui estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a política ambiental definida pelo operador. (Fonte: Resolução ANP nº 21/2014)

  • Sistema de Gestão de Conteúdo Local

    Conjunto de elementos e requisitos interligados, integrados na organização, que funcionam como uma engrenagem para atender aos requisitos definidos no regulamento de acreditação e no regulamento de certificação de conteúdo local. (Fonte: Resolução ANP nº 25/2016)

  • Sistema de Informações Geográficas (GIS)

    Sistema com capacidade para aquisição, armazenamento, manipulação, análise e exibição de informações digitais georreferenciadas, topologicamente estruturadas, associadas ou não a um banco de dados alfanuméricos. (Fonte: Resolução ANP nº 6/2011)

  • Sistema de Gestão de Conteúdo Local

    Conjunto de elementos e requisitos interligados, integrados na organização, que funcionam como uma engrenagem para atender aos requisitos definidos no regulamento de acreditação e no regulamento de certificação de conteúdo local. (Fonte: Resolução ANP nº 25/2016)

  • Sistema de Medição

    Conjunto de um ou mais instrumentos de medição e frequentemente outros dispositivos, montado e adaptado para fornecer informações destinadas à obtenção dos valores medidos, dentro de intervalos especificados para grandezas de tipos especificados. O sistema de medição de petróleo e gás natural inclui o medidor propriamente dito, e todos os dispositivos auxiliares e adicionais, e instrumentos de medição associados, aplicados a um ponto de medição. (Fonte: Resolução Conjunta ANP/Inmetro nº 1, de 10/6/2013)

  • Sistema de Medição de Fluido Multifásico

    Conjunto de um ou mais instrumentos de medição, bem como de outros dispositivos, montado e adaptado para fornecer informações destinadas à obtenção dos valores medidos para diferentes grandezas dentro de intervalos especificados. (Fonte: Resolução ANP nº 44/2015)

  • Sistema de Produção

    Conjunto de instalações destinadas a promover a coleta, a separação, tratamento, estocagem e escoamento dos fluidos produzidos e movimentados em um campo de petróleo ou gás natural. (Fonte: Resolução ANP nº 27, de 18/10/2006)

  • Sistema de Produção Antecipada

    Instalação provisória, de capacidade limitada, visando à antecipação da produção e à obtenção de dados e informações para melhor caracterização do reservatório, para fins de adequação do Plano de Desenvolvimento.

  • Sistema de Produção Marítimo

    Sistema de produção instalado no mar. (Fonte: Resolução ANP nº 27, de 18/10/2006)

  • Sistema Dedicado

    Sistema de manuseio de combustível de aviação, compreendendo linhas, bombas, filtros, entre outros, pelo qual é escoado exclusivamente um tipo de combustível de aviação, com exceção de balsas. (Fonte: Resolução ANP nº 37/2009)

  • Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex)

    Instrumento administrativo que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior, através de um fluxo único e computadorizado de informações. (Fonte: Resolução ANP nº 777/2019)

  • Sistema para Uso Temporal

    Sistemas utilizados mediante contratos de aluguel, afretamento, arrendamento, leasing operacional ou financeiro (arrendamento mercantil), e operações afins. (Fonte: Resolução ANP nº 19/2013)

  • Sistema Supervisório

    Sistema de Supervisão e Controle composto de equipamentos eletrônicos e sistemas computacionais que monitoram e registram dados e informações de pressão, temperatura, vazão e volume relacionados com a produção, processamento, transferência, transporte, estocagem de petróleo ou gás natural, a partir do qual se tem o controle operacional de uma instalação industrial, além do gerenciamento e registro de eventos de alarmes e falhas. (Fonte: Resolução Conjunta ANP/Inmetro nº 1, de 10/6/2013)

  • Situação Operacional de Poços

    Boletim devido para todo poço durante as operações de perfuração (incluindo as operações com equipamentos de pequeno porte), avaliação (incluindo teste de longa duração - TLD), completação, restauração, abandono e qualquer outra intervenção em poço, destinando-se a manter a ANP informada sobre as operações e as ocorrências nos poços em construção ou submetidos a reentrada, contendo dados que permitam acompanhar cada etapa das operações em poço, assim como os eventos ocorridos nos mesmos, como os principais indícios de hidrocarbonetos, resultados preliminares de avaliação de formações e eventos indesejados durante a perfuração (kick, perdas de circulação, prisões de coluna ou ferramenta, correções de cimentação, entre outros). (Fonte: Resolução ANP nº 699/2017)

  • Skip Parcial

    Trecho de linha sísmica, medido entre dois pontos de vibração, com obstáculos que impedem a passagem do veículo que transporta a fonte vibratória mas no qual podem ser colocados receptores para captação de sinal de pontos de vibração mais distantes. (Fonte: Resolução ANP nº 4/2012)

  • Skip Total

    Trecho de linha sísmica, medido entre dois pontos de vibração, com obstáculos que impedem tanto a passagem do veículo que transporta a fonte vibratória quanto a colocação de receptores. (Fonte: Resolução ANP nº 4/2012)

  • Sobreaviso no Abastecimento

    Situação declarada pela ANP a partir da qual se torna obrigatório o fornecimento de informações na forma desta resolução. (Fonte: Resolução ANP nº 53/2015)

  • Software

    Programa, ou conjunto de programas de computador, utilizados exclusivamente para a indústria do petróleo, adquiridos ou licenciados, necessários ao funcionamento de um bem ou sistema, ou à gestão e execução de serviços. (Fonte: Resolução ANP nº 19/2013)

  • Solicitação de Acesso

    Comunicação formal emitida por terceiro interessado, de acordo com as condições gerais de serviço do terminal, informando ao operador suas necessidades de movimentação de produtos pelo terminal. (Fonte: Portaria ANP nº 252/2000)

  • Solicitação de Alteração

    Ato de solicitar quaisquer modificações em registro de produto já existente, exceto mudança de nível de desempenho e de marca comercial. (Fonte: Resolução ANP nº 22/2014)

  • Solicitação de Cancelamento

    Ato de solicitar o cancelamento do registro de um produto na ANP. (Fonte: Resolução ANP nº 22/2014)

  • Solicitação de Exclusão

    Ato de solicitar exclusão de grau de viscosidade ou grau NLGI, formulação, produtor ou importador em um dado registro. (Fonte: Resolução ANP nº 22/2014)

  • Solicitação de Inclusão

    Ato de solicitar inclusão de grau de viscosidade ou grau NLGI, formulação, produtor ou importador em um registro de produto já existente. (Fonte: Resolução ANP nº 22/2014)

  • Solicitação de Movimentação

    Comunicação formal solicitando ao transportador serviços de transporte de produtos na instalação de transporte. (Fonte: Resolução ANP nº 716/2018)

  • Solicitação de Registro Novo

    Ato de solicitar registro de produto. (Fonte: Resolução ANP nº 22/2014)

  • Solicitação de Revalidação

    Ato de assegurar a manutenção do registro por um período pré-determinado. (Fonte: Resolução ANP nº 22/2014)

  • Solicitante

    É o agente econômico interessado no compartilhamento de infraestrutura disponibilizada por um detentor. (Fonte: Resolução ANP nº 42/2012)

  • Solo Contaminado

    Solo impregnado com petróleo ou derivados ou com outras substâncias consideradas poluentes, utilizadas ou geradas na atividade petrolífera, em teores acima do permitido pelas normas ambientais ou estipulados pelo órgão ao qual compete o controle ambiental da atividade. (Fonte: Resolução ANP nº 27/2006)

  • Solvente

    Produto líquido derivado de frações resultantes do processamento de petróleo, de gás natural, de frações de refinarias e de indústrias petroquímicas, capazes de serem utilizados como dissolventes de substâncias sólidas e/ou líquidas, puro ou em mistura, cuja faixa de destilação tenha seu ponto inicial superior a 25ºC e ponto final inferior a 280ºC, com exceção de qualquer tipo de gasolina, querosene ou diesel especificados pela ANP. (Fonte: Portaria ANP nº 318/2001)

  • Spot 

    Ver Mercado Spot

  • Status de Poço

    Qualificação do poço de acordo com o estado mecânico atual e condição operacional. (Fonte: Resolução ANP nº 699/2017)

  • Step Rate Tes

    Teste realizado previamente à operação de fraturamento hidráulico no qual um fluido é injetado por um período definido, em sequências de taxas de bombeio crescentes. O resultado é utilizado para identificar parâmetros da operação de fraturamento, tais como pressão e vazão necessárias para uma operação bem sucedida. (Fonte: Resolução ANP nº 21/2014)

  • STRA

    Solicitação de transferência de acervo: formulário que organiza e estabelece as informações mínimas e necessárias à análise das solicitações de transferências de amostras pertencentes ao acervo da União, entre diferentes depositários, necessariamente cadastrados. Essa transferência não tem caráter definitivo. O formulário STRA é periodicamente atualizado no endereço eletrônico (site) da ANP, na seção de petróleo e derivados - dados técnicos, no catálogo de E&P, ou em outro endereço eletrônico que vier a ser adotado. (Fonte: Resolução ANP nº 71/2014)

  • Substância Nociva ou Perigosa

    Qualquer substância que, se lançada na atmosfera ou descarregada nas águas, é capaz de gerar riscos ou causar danos à saúde humana, aos ecossistemas, ou prejudicar o uso do ar, da água e de seu entorno. (Fonte: Resolução ANP nº 73/2007)

  • Supervisão

    Conjunto de atividades visando monitoramento contínuo da conformidade dos requisitos de acreditação por parte dos Organismos de Certificação, podendo incluir avaliação no local ou outras atividades, como: a) pedidos de informação do Organismo de Acreditação ao Organismo de Certificação acreditado, concernentes a aspectos da acreditação; b) análise crítica das declarações do Organismo de Certificação em relação às atividades cobertas pela acreditação; c) solicitações ao Organismo de Certificação de fornecimento de documentos e registros (por exemplo, relatórios de auditoria, resultados do controle interno da qualidade para verificação da validade dos serviços do organismo, registros de reclamações, registros das análises críticas para obtenção da medição do conteúdo local); d) monitoramento do desempenho do Organismo de Certificação, tais como: resultados de auditorias de manutenção da acreditação, informações sobre certificados e desempenho e competência do responsável técnico. (Fonte: Resolução ANP nº 25/2016)

  • Suspensão

    Processo de tornar a acreditação temporariamente inválida, na totalidade ou para parte dos escopos de acreditação. (Fonte: Resolução ANP nº 25/2016)