Preços

 

Nesta página você pode acessar informações sobre preços de derivados de petróleo, gás natural veicular e biocombustíveis no Brasil, que incluem dados de preços praticados, análises, estudos e a regulação aplicável à transparência na formação de preços.

Dados de preços praticados

Preços de revenda e distribuição de combustíveis

Preços de produtores e importadores de derivados de petróleo

Preços de GLP ao consumidor consolidados

Preços de distribuição de produtos asfálticos

Preços de distribuição de combustíveis

Transparência de preços de produtores, importadores e distribuidores

Painel Dinâmico de Preços de Combustíveis e Derivados do Petróleo

 

Análises e estudos relacionados a preços

Preços de paridade de importação

Composição e estruturas de formação dos preços

Síntese do Comportamento dos Preços dos Combustíveis (semanal)

Boletim Trimestral de Preço e Volumes de Combustíveis

Boletim Anual de Preços

 

Regulação sobre obtenção e disponibilização de informações de preços

  • Resolução ANP nº 795/2019

    Amplia as obrigações de apresentação de dados de preços relativos à comercialização de derivados de petróleo e biocombustíveis por produtores, importadores e distribuidores, introduzindo os conceitos de preço de lista, preço indicativo e reforçando o envio de informações de valor unitário e modalidade do frete.

    Clique aqui para maiores informações sobre a transparência de preços de produtores, importadores e distribuidores, conforme a Resolução ANP nº 795/2019.

  • Resolução ANP nº 27/2008

    Obriga as distribuidoras de asfaltos a informar, mensalmente, até o dia 15 (quinze) do mês subsequente à ANP, em formato definido pela Resolução ANP nº 17/2004 (substituída pela Resolução ANP nº 729/2018), os preços à vista, sem frete, com todos os impostos inclusos, à exceção do ICMS, do PIS/Pasep e da Cofins, praticados nas vendas dos produtos asfálticos constantes na cesta ANP, realizadas no mês anterior.

  • Portaria ANP nº 297/2001

    Institui a obrigatoriedade de apresentação de dados relativos à comercialização, preços (FOB ou CIF) e volumes no ponto de fornecimento de gasolinas A e A Premium, óleo diesel, biodiesel e misturas óleo diesel/biodiesel, gás liquefeito de petróleo, óleos combustíveis 1A, 2A, 1B e 2B, produtos asfálticos CAP e ADP, nafta petroquímica, querosene de aviação, gás natural veicular, industrial, doméstico e comercial por produtor e importador.

    Clique aqui para acessar instruções para o envio de arquivos com dados de comercialização de combustíveis à ANP.

  • Portaria ANP nº 202/2000

    Regulamenta os procedimentos para levantamento de preços e margens de comercialização de combustíveis praticados em estabelecimentos de agentes econômicos autorizados pela ANP.

    Em toda a cadeia de produção, importação, distribuição e revenda de combustíveis e derivados de petróleo, desde 2002, vigora no Brasil o regime de liberdade de preços. Isso significa que não há qualquer tipo de tabelamento nem fixação de valores máximos, mínimos, ou qualquer exigência de autorização oficial prévia para reajustes.

    + Clique aqui para entender como a ANP atua nos temas de Preços e Defesa da Concorrência