N

Publicado em 04/11/2020 10h06
  • Nafta

    Derivado de petróleo utilizado principalmente como matéria-prima da indústria petroquímica (“nafta petroquímica” ou “nafta não energética”) na produção de eteno e propeno, além de outras frações líquidas, como benzeno, tolueno e xilenos. A nafta energética é utilizada para geração de gás de síntese através de um processo industrial (reformação com vapor d’água). Esse gás era utilizado na produção do gás canalizado doméstico. (Fonte: Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo, Gás natural e Biocombustíveis 2017)

  • Nafta Petroquímica

    Ver Nafta

  • Não Conformidade

    Desvio de um requisito do regulamento de acreditação de conteúdo local, do regulamento de certificação de conteúdo local, das leis ou das boas práticas de mercado. (Fonte: Resolução ANP nº 25/2016)

  • Não Conformidade Crítica

    Não conformidade que possa gerar risco grave e iminente às pessoas, ao meio ambiente, à instalação ou às operações. (Fonte: Resolução ANP nº 37/2015)

  • Não Conformidade em Tratamento

    Situação de uma não conformidade na qual o agente regulado elimina a(s) falha(s) verificada(s) em evidência(s) objetiva(s) e demonstra estar adotando medidas no sentido de dar tratamento abrangente e preventivo à causa-raiz, cujo resultado somente poderá ser avaliado após o seu acompanhamento pela ANP. (Fonte: Resolução ANP nº 37/2015)

  • Não Integrantes de Área sob Contrato

    São todas as instalações de produção localizadas externamente ou que se iniciam fora dos limites de área sob contrato e que não fazem parte do projeto de desenvolvimento de campo de petróleo ou de gás natural, isto é, não estão contempladas no plano de desenvolvimento de uma área sob contrato em particular. (Fonte: Resolução ANP nº 17/2015)

  • Navegação de Cabotagem

    Navegação realizada entre portos ou pontos do território brasileiro, que utiliza a via marítima ou as vias navegáveis interiores. (Fonte: Resolução ANP nº 19/2015)

  • Nome (Poço)

    Conjunto de símbolos alfanuméricos que identifica o poço em relatórios, mapas e demais documentos. É constituído de cinco partes referentes a: categoria, referência nominal, numeração, tipo e referência geográfica. (Fonte: Resolução ANP nº 49, de 20/9/2011)

  • Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM)

    Código de oito dígitos que identifica a natureza das mercadorias e cuja classificação constitui em condição necessária para a realização da atividade de comércio exterior por importadores e exportadores sujeitos à anuência prévia pela ANP. (Fonte: Resolução ANP nº 777/2019)

  • Normal-parafina

    Fração do petróleo composta de hidrocarbonetos não ramificados, usada como matéria-prima na fabricação do alquilbenzeno linear que, por sua vez, é utilizado na fabricação de detergentes biodegradáveis.

  • Nota de Eficiência Energético-Ambiental

    Valor atribuído no certificado da produção eficiente de biocombustíveis, individualmente, por emissor primário, que representa a diferença entre a intensidade de carbono do combustível fóssil substituto e a intensidade de carbono do biocombustível, estabelecida no processo de certificação. (Fonte: Resolução ANP nº 758/2018)

  • Notificação de Conclusão de Reentrada em Poço

    Notificação devida para todo poço para o qual foi anteriormente enviada uma comunicação de reentrada em poço destinando-se a informar à ANP os resultados das operações realizadas durante a intervenção. (Fonte: Resolução ANP nº 699/2017)

  • Notificação de Conjuntos Solidários de Barreira

    Notificação devida para todo poço em território nacional, destinando-se a informar à ANP sobre os intervalos a serem isolados e seus elementos de barreira, sendo utilizada para fins de acompanhamento da segurança dos poços e possível fiscalização, de modo que a última versão enviada à ANP deve refletir a condição atual do poço. (Fonte: Resolução ANP nº 699/2017)

  • Notificação de Descoberta

    Documento a ser emitido, conforme orientações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e biocombustíveis, tão logo ocorram as circunstâncias que identificam uma descoberta. (Fonte: Dicionário do petróleo me língua portuguesa)

  • Notificação de Devolução de Áreas

    Comunicação escrita, feita pelo concessionário à ANP, da devolução de áreas, nas circunstâncias previstas em contrato, que contém a relação de bens reversíveis existentes na parcela a ser devolvida e a delimitação do polígono das áreas a serem retidas, se as houver, feita conforme o Padrão ANP4B. (Fonte: Resolução ANP nº 3/2012)

  • Notificação de Eventos de Falhas

    Documento que deve ser enviado para a ANP em atendimento aos itens 5.4.3 e 5.4.4, e com as informações mínimas do item 10.01.2013 do Regulamento Técnico de Medição, aprovado pela Resolução Conjunta ANP/Inmetro nº 1/2013, nos casos de eventos de falha de sistema, falha presumida e falha de enquadramento de petróleo. (Fonte: Resolução ANP nº 18/2014)

  • Notificação de Incidente Relativo a Amostras (NIA)

    Formulário que organiza e estabelece as informações mínimas e necessárias à análise de eventual incidente ocorrido com amostras pertencentes ao acervo da União. O formulário correspondente a essa notificação (NIA) é periodicamente atualizado no endereço eletrônico (site) da ANP, na seção de Petróleo e Derivados - Dados Técnicos, no Catálogo de E&P, ou em outro endereço eletrônico mais específico que vier a ser adotado. (Fonte: Resolução ANP nº 71/2014)

  • Notificação de Início

    Declaração do início das atividades de obtenção de dados técnicos, em formulário próprio ou por sistema definido pela ANP, contendo, no mínimo, identificação do agente autorizado ou contratante, data de início, área da aquisição, processamento ou estudo. (Fonte: Resolução ANP nº 757/2018)

  • Notificação de Perfilagens Realizadas

    Notificação devida para todo poço perfurado em território nacional, destinando-se a informar à ANP os perfis corridos, para fiscalização de conformidade dos dados efetivamente entregues. (Fonte: Resolução ANP nº 699/2017)

  • Notificação de Perfuração de Poço

    Notificação devida para todo poço a ser perfurado em território nacional, com exceção dos poços repetidos com objetivos idênticos ao poço original, destinando-se a informar à ANP sobre a proximidade do início de perfuração, para fins de acompanhamento e possível fiscalização, e os objetivos pretendidos com a perfuração do prospecto. (Fonte: Resolução ANP nº 699/2017)

  • Notificação de Segurança

    Ato administrativo que aponta, fundamentadamente, que uma não conformidade constatada em uma unidade ou instalação pode ocorrer em outras unidade(s) ou instalação(ões) do mesmo agente regulado, notificando-o a verificar a ocorrência, e tratá-la, se for o caso. (Fonte: Resolução ANP nº 37/2015)

  • Notificação de Término

    Declaração do término das atividades de aquisição, processamento e elaboração de estudos de dados técnicos, em formulário próprio ou por sistema definido pela ANP, contendo, no mínimo, parâmetros e datas de início e término das atividades. (Fonte: Resolução ANP nº 757/2018)

  • Novas Fronteiras

    Áreas de bacias sedimentares ainda não exploradas ou com insuficiente delimitação total de seu potencial de exploração e produção. (Fonte: Dicionário do petróleo em língua portuguesa)

  • N-parafina

    Ver normal-parafina.

  • Número de Reynolds

    Número adimensional que expressa a razão entre a força inercial e a força viscosa no escoamento de um fluido. O número de Reynolds é principalmente aplicável em sistemas de escoamentos fechados, como tubos ou condutos, nos quais existe uma superfície de água livre ou para corpos completamente imersos num fluido. (Fonte: Dicionário do petróleo em língua portuguesa)

  • NWE/basis ARA

    Mercado localizado no Noroeste da Europa, tendo como base a região de Antuérpia, Roterdã e Amsterdã, considerado como referência na Platt's European Marketscan para o levantamento de preços de derivados do petróleo. (Fonte: Portaria ANP nº 206, de 29/8/2000)