Pacote de dados técnicos
O pacote de dados técnicos é uma coleção de dados técnicos públicos selecionados pela ANP para a Oferta Permanente sob o regime de Concessão, composto por um conjunto de dados regionais dos setores ou grupos de setores. Cada grupo contém uma ou mais bacias sedimentares e são compostos por dados de poços, dados sísmicos 2D e 3D, dados não sísmicos e estudos disponíveis no BDEP.
Confira nos links abaixo os mapas de localização dos dados de poços e dados sísmicos 2D e 3D inclusos nos pacotes de dados de cada bacia por setor. Demais dados que constam nos pacotes de dados técnicos, a exemplo de dados não sísmicos, não contém mapas.
Mapas das bacias com a localização dos dados disponíveis nos pacotes:
O pagamento de taxas de acesso ao pacote de dados técnicos é opcional, não está vinculado à inscrição, nem obriga ou restringe as ofertas das licitantes na sessão pública de apresentação de ofertas.
O agrupamento dos pacotes dados técnicos públicos selecionados pela ANP para a Oferta Permanente no regime de concessão (OPC) pode ser visualizado no eBID.
Procedimentos para a retirada do pacote de dados técnicos
O acesso ao pacote de dados técnicos é opcional e a empresa interessada deverá:
- preencher o formulário eletrônico de solicitação de inscrição, nos termos do Subseção IV.2;
- comprovar o pagamento da taxa de acesso ao pacote de dados técnicos correspondente ao setor ou agrupamento dos setores de interesse, nos termos da Subseção V.2; e
- apresentar documento assinalando os setores para os quais efetuou pagamento de taxa de acesso ao pacote de dados técnicos, conforme modelo do ANEXO IV.
Após a solicitação, serão encaminhadas as instruções para agendamento da retirada presencial.
A retirada presencial dos dados na ANP/Urca poderá ocorrer somente após autorização da ANP.
Após o agendamento, a empresa deverá entregar diretamente no Banco de Dados de Exploração e Produção (BDEP) um disco rígido (HD) externo novo, em embalagem lacrada, para a gravação dos dados técnicos. Na sequência, a equipe responsável fara a gravação do HD e agendará a data para retirada do HD com a gravação.
A capacidade mínima de armazenamento do disco rígido (HD) externo dependerá do pacote de dados solicitados à ANP.
Os pacotes de dados técnicos poderão ser retirados:
a) por representante credenciado;
b) pelo representante legal da licitante signatário do Termo de Uso do Banco de Dados de Exploração e Produção da ANP (BDEP);
c) por pessoa autorizada pelo representante credenciado ou pelo representante legal signatário do Termo de Uso do BDEP. Neste caso, o nome, o documento de identificação e o cargo da pessoa autorizada deverão constar do ANEXO IV do edital.
Dados Técnicos gratuitos
A ANP disponibiliza dados técnicos de forma gratuita, fornecidos por meio dos programas REATE e PROMAR, que poderão ser obtidos por qualquer interessado conforme orientações disponíveis na página Acesso aos Dados Técnicos.
O Programa REATE (Programa de Revitalização da Atividade de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres) é uma Política Nacional de fomento a atividade de exploração e produção de petróleo e gás natural em áreas terrestres no Brasil, de modo a propiciar o desenvolvimento regional e estimular a competitividade nacional. O Programa REATE disponibiliza a totalidade dos dados públicos das bacias sedimentares terrestres que constam na base de dados da ANP.
Seguindo a missão do Programa REATE, a ANP fornece acesso gratuito a todo o acervo de dados técnicos públicos associados as bacias sedimentares terrestres brasileiras. Os dados podem ser acessados remotamente por meio do sítio eletrônico do eBID no caminho: https://ebid.anp.gov.br/.
O Programa PROMAR (Programa de Revitalização e Incentivo à Produção de Campos Marítimos) tem como objetivo a criação de condições para a revitalização dos campos marítimos maduros e de melhores condições para o aproveitamento econômico de acumulações de petróleo e gás natural consideradas como de economicidade marginal, também localizadas em mar. O Programa PROMAR disponibiliza parcialmente os dados públicos das bacias sedimentares marítimas disponíveis na base de dados da ANP.