Notícias
NAVE
NAVE ANP: evento reúne startups selecionadas para o programa, empresas de energia, ANP e IBP
A ANP realizou ontem (11/8), em parceria com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), o "Warm Up NAVE - Encontro Inaugural com Startups Selecionadas", no Rio de Janeiro.
O encontro teve como objetivo reunir as 21 startups selecionadas para o NAVE - Programa ANP de Empreendedorismo com as empresas que aportaram recursos no programa e a própria Agência.
"Estarmos aqui hoje, reunidos com startups e institutos de ciência e tecnologia (ICTs), empresas petrolíferas participantes do Programa e IBP, materializando uma visão construída com muito diálogo, coragem e trabalho técnico. Nossa premissa é de que a inovação regulada pode – e deve – ser um vetor de transformação para o setor energético brasileiro", afirmou o Diretor da ANP Fernando Moura.
"O NAVE surge da compreensão de que os desafios tecnológicos do setor de energia exigem novas formas de cooperação, novas rotas de desenvolvimento, e sobretudo, novas vozes", complementou.
No encontro, foi realizada uma cerimônia de assinatura dos contratos das startups com o NAVE.
Em seguida, ocorreu uma dinâmica em que todas as startups tiveram oportunidade de trocar informações com suas "empresas madrinhas" e com a ANP, de forma a apresentarem seus projetos e ouvir as expectativas do mercado.
Saiba mais sobre o NAVE ANP
Os recursos para o desenvolvimento do programa são aportados por empresas de energia, atendendo à Cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) existente nos contratos para exploração e produção de petróleo e/ou gás natural no Brasil. A cláusula prevê a aplicação, em PD&I, de percentual da receita bruta de campos com grande produção de petróleo e/ou gás natural, segundo condições específicas de cada modalidade de contrato.
O NAVE tem como objetivos: fomentar startups e novos modelos de negócios, estimular o empreendedorismo, promover a inovação para desafios comuns do setor de energia, incentivar empresas da cadeia fornecedora, desenvolver tecnologia em temas prioritários e induzir a cooperação entre ICTs e startups.
As nove empresas de energia participantes da primeira edição do NAVE são: Petrogal Brasil, TotalEnergies, China National Petroleum Corporation (CNPC), Shell, ExxonMobil, Equinor, Repsol Sinopec, Petrobras e CNOOC.
O NAVE está previsto como um programa de empreendedorismo na Resolução ANP nº 918/2023. O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) é o gestor administrativo e financeiro do programa.
Siga a ANP nas redes:
twitter.com/anpgovb
facebook.com/ANPgovbr
instagram.com/anpgovbr
linkedin.com/company/agencia-nacional-do-petroleo