Notícias
GeoMaps
GeoMapsANP: publicados dados inéditos de abastecimento e novas funcionalidades
GeoMapsANP
O GeoMapsANP inaugurou hoje (30/12) uma nova fase, com o lançamento da feição inédita “Abastecimento”. Com isso, o sistema passa a disponibilizar dados geoespaciais dos postos de combustíveis, autorizados pela ANP, cujas coordenadas geográficas estão disponíveis na base de dados da Agência, inicialmente com atualização quinzenal.
Esses dados são levantados pela ANP por três vias: durante fiscalização em campo; quando os estabelecimentos fazem atualização cadastral, via sistema (SRD-PR); ou, ainda, por declaração voluntária de coordenadas.
Os dados disponibilizados atualmente representam mais de 80% dos postos de combustíveis do país, ampliando de forma significativa o alcance do GeoMapsANP e seu valor para a sociedade, para o mercado regulado e para as atividades de fiscalização do abastecimento.
Desde o seu lançamento, em dezembro de 2023, o GeoMapsANP vem evoluindo continuamente com a incorporação de novos dados e funcionalidades.
A inclusão dessa nova feição representa um marco importante na consolidação do projeto GeoMapsANP – “do Poço ao Posto” - como plataforma integrada de dados espaciais da ANP. Assim, são conectadas informações técnicas de diversos segmentos, da exploração e produção de petróleo e gás (E&P) ao abastecimento de combustíveis, em um único ambiente digital, com transparência e facilidade de uso.
Os postos cujos dados geoespaciais ainda não estão incluídos podem enviar a declaração de coordenadas via atualização cadastral no sistema SRD-PR.
Também é possível enviar a declaração voluntária de coordenadas (caso ainda não declarada via SRD-PR) na página do Manual para envio da declaração de posição geográfica.
Melhorias funcionais
Além da nova feição de Abastecimento, a fase traz duas melhorias funcionais que tornam a experiência do usuário ainda mais eficiente.
A primeira é a nova interação com os dados: ao selecionar uma feição diretamente na tabela de resultados, ela passa a ser automaticamente destacada no mapa, com aplicação de zoom para facilitar sua identificação. Essa funcionalidade reduz etapas, economiza tempo e aumenta a precisão na análise das informações espaciais.
A segunda novidade é a possibilidade de exportação de mapas personalizados. Com poucos cliques, o usuário pode gerar mapas a partir dos dados disponíveis no sistema, apoiando relatórios, apresentações e processos de tomada de decisão com informação espacial organizada, clara e pronta para uso.
Siga a ANP nas redes:
twitter.com/anpgovb
facebook.com/ANPgovbr
instagram.com/anpgovbr