Notícias
PRH-ANP
Encontro Nacional do Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP debate temas relativos à inovação
A ANP realizou, de 21 a 23/10, o Encontro Nacional do Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP (PRH-ANP) 2025, de forma virtual. O evento teve como objetivo explorar o potencial do Programa, conectando seus integrantes acadêmicos ao ecossistema de inovação.
Na abertura, o Diretor da ANP Fernando Moura destacou a importância do Programa. “O PRH-ANP é uma iniciativa essencial para a formação de profissionais altamente especializados, que estarão habilitados para atuar nos diversos setores regulados pela ANP, inclusive na própria Agência. Trata-se de um instrumento estratégico, para fortalecimento da capacitação técnica e científica no setor energético brasileiro”, afirmou.
Atualmente, há 60 programas em vigor no PRH-ANP, distribuídos por 30 instituições de ensino em 18 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
Segundo Fernando Moura, isso demonstra que o Programa foi consolidado nas cinco regiões do país. "Esse alcance nacional reflete o compromisso da ANP com a democratização do acesso à formação qualificada e com o desenvolvimento regional".
Ao longo dos três dias, ocorreram painéis que abordaram temas como: “Soft Skills como diferencial competitivo”; “Aplicações da inteligência artificial no dia a dia”; “Propriedade intelectual”; “O papel da ANP na transição energética”; “Conceitos empresariais de inovação”; Intraempreendedorismo e inovação aberta”; entre outros.
Foi ainda realizado o acompanhamento e avaliação do PRH-ANP e debatidas tanto a trajetória do Programa até o momento, nos seus 26 anos de história, quando perspectivas para o seu futuro.
Durante o encontro, a ANP lançou também a nova página do PRH-ANP, que traz mais informações sobre o Programa e dois novos painéis dinâmicos.
A gravação do evento está disponível no canal da ANP no YouTube.
Siga a ANP nas redes:
twitter.com/anpgovb
facebook.com/ANPgovbr
instagram.com/anpgovbr
linkedin.com/company/agencia-nacional-do-petroleo