Combustíveis de aviação
O Brasil é o maior consumidor de combustíveis de aviação da América Latina. Os produtos especificados para uso em aeronaves no país são o querosene de aviação (QAV), a gasolina de aviação e o querosene de aviação alternativo (QAV alternativo).
Querosene de Aviação
O querosene de aviação, também conhecido como Jet-A1 ou QAV, é um derivado de petróleo obtido por processos de refino como o fracionamento por destilação atmosférica, contendo cadeias de 11 a 12 carbonos e utilizado em motores movidos a turbina.
O QAV alternativo é obtido a partir de fontes alternativas, como biomassa, gases residuais, resíduos sólidos, carvão e gás natural, produzido por processos específicos e bem definidos.
Há diversos tipos de querosene de aviação comercializados no mundo. As diferenças se dão principalmente com relação ao ponto de congelamento e ao ponto de fulgor - havendo adequações do produto às questões de segurança e necessidades específicas, por exemplo, o uso militar.
As exigências de segurança são fatores primordiais para a produção, controle e manuseio do QAV e da gasolina de aviação, uma vez que desvios de qualidade podem resultar em acidentes aéreos.
Devido ao número reduzido de fabricantes de aeronaves e turbinas e às condições similares de utilização, a qualidade deste produto é sistematicamente discutida internacionalmente. Ao longo do tempo, novos parâmetros vêm sendo exigidos para os querosenes de aviação, de modo a adequá-los à evolução dos motores. A padronização mundial destas especificações é interessante para todos os países consumidores, de forma a garantir a segurança e facilitar as negociações de mercado.
A especificação dos querosenes de aviação no Brasil é determinada pela Resolução ANP nº 856/2021.
Gasolina de Aviação
Assim como o QAV, a gasolina de aviação também é um derivado de petróleo, obtida a partir do refino, mas que possui cadeias de 5 a 8 carbonos. Este produto é usado exclusivamente em aviões de pequeno porte, que possuem motores a pistão, com ignição por centelha. A especificação da gasolina de aviação no Brasil é dada pela Resolução ANP nº 901/2022.