Codificação de Poços
Os poços possuem uma codificação, uma classificação e um status.
A codificação é o ato de dotar o poço de um cadastro e de um nome válido para a ANP. É feita com base na Comunicação de Início de Perfuração de Poço (CIPP) enviada pelo operador via DPP - Do Poço ao Posto.
Os poços perfurados durante as fases de exploração e produção deverão receber uma codificação pela ANP, segundo a Resolução ANP nº 699/2017.
A classificação é o processo de conferir ao poço atributos que definem os resultados obtidos com a perfuração e a avaliação. Deve ser realizada em 60 dias após a conclusão do poço pela entrega do documento Resultado de Poço (RP) no sistema DPP – Do Poço ao Posto.
A classificação pode ser reenviada caso haja novos dados ou reinterpretação de dados antigos que a altere, logo após a conclusão da nova interpretação.
O status é a qualificação do poço de acordo com o estado mecânico atual e condição operacional. Deve ser enviado pelo sistema i-ENGINE até o 15º dia de cada mês, sendo devido para qualquer poço cuja condição ou estado ainda não tenha sido informado à ANP ou que, após informado, tenha se alterado.