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Diretrizes Ambientais

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Publicado em 29/09/2021 18h44 Atualizado em 08/10/2024 15h05

Com o objetivo de proteger o meio ambiente, as áreas a serem licitadas são definidas somente após análise conjunta da ANP, do IBAMA e dos Órgãos Ambientais Estaduais, de acordo com a Resolução CNPE 17/2017.

Como resultado deste trabalho, são elaboradas diretrizes contendo o nível de exigência para o licenciamento ambiental, permitindo ao futuro concessionário a inclusão da variável ambiental em seus estudos de viabilidade técnica e econômica dos projetos de exploração e produção de petróleo e gás natural.

As diretrizes são revisadas e atualizadas a cada rodada de licitações para acompanhar as alterações na legislação ambiental. A criação de áreas protegidas, a evolução do conhecimento sobre os ecossistemas, as tecnologias de exploração e produção e a realidade socioeconômica são fatores dinâmicos que também influenciam diretamente o nível de exigência para o licenciamento ambiental dos blocos ofertados. É importante que estas informações sejam sempre consultadas, mesmo para blocos em oferta que já foram objeto de rodadas anteriores.

As diretrizes fornecem subsídios para o processo de licenciamento ambiental, tais como procedimentos, legislação e informações técnicas sobre pesca, fauna e flora, entre outros.

Decisão conjunta MME/ANP e MMA/IBAMA sobre as diretrizes ambientais para as áreas em oferta

A publicação dos “Guias com as Diretrizes Ambientais para as Atividades de Sísmica e Perfuração Marítimas” foi realizada na segunda quinzena de setembro. Por esta razão, a ANP divulgou preliminarmente as diretrizes ambientais para a 7ª Rodada de Licitações.

Os blocos em oferta nesta rodada foram fruto da decisão conjunta MME/ANP e MMA/IBAMA e, portanto, passíveis de licenciamento ambiental. As diretrizes aqui apresentadas são resultantes do acordo firmado entre as partes e constam do documento “Resultado da reunião técnica entre MME/ANP e o MMA/IBAMA sobre as adequações ambientais dos setores em estudo para a 7ª Rodada de Licitações”.

Conforme o referido documento, os setores e bacias apresentados são os que tiveram recomendações atualizadas para esta rodada (tabela 1). Os demais setores e blocos continuaram com as mesmas diretrizes da 6ª Rodada de Licitações.

Cabe ressaltar que, além das orientações para os setores localizados nas bacias marítimas, as diretrizes a seguir enfocaram também setores das bacias terrestres e blocos contendo áreas inativas com acumulações marginais.

Tabela 1: Setores com novas recomendações pelo IBAMA

Bacias Marítimas
Bacias
Setores
Potiguar
SPOT-AP1
Jequitinhonha
SJ-AP
Espírito Santo
SES-AR2, SES-AP2
Bacias Terrestres
Bacias
Setores
Potiguar
SPOT-T2, SPOT-T3
Sergipe Alagoas
SEAL-T4, SEAL-T5,
Blocos com Acumulações Marginais
Espírito Santo
SES-T2, SES-T4, SES-T6
São Francisco
SSF-S
Solimões
SSOL- C

Bacias Terrestres

Os Órgãos Estaduais de Meio Ambiente (OEMAs) são responsáveis pelo licenciamento ambiental das atividades terrestres restritas aos limites de um único estado.

 

Bacia Espírito Santo

 

»

Espírito Santo - IEMA
   

»

Parecer
 
»
Bahia - SEMARH
   
»
Parecer
   
»
Manual de Licenciamento
      Legislação
     
»
Decreto 8.553/03
     
»
Decreto 7.595/99
     
»
Decreto 7.596/99
     
»
Decreto 2.218/93
     
»
Decreto 1.046/92
     
»
Decreto 605/91
     
»
Resolução 2.974/02
     
»
Resolução 2.027/99
     
»
Resolução 1.040/95
     
»
Resolução 983/94
 
 

Bacia do Recôncavo

 
»
Bahia - SEMARH
   

»

Parecer
   
»
Manual de Licenciamento
      Legislação
     
»
Decreto 8.553/03
»
Decreto 7.595/99
»
Decreto 7.596/99
»
Decreto 2.218/93
»
Decreto 1.046/92
»
Decreto 605/91
»
Resolução 2.974/02
»
Resolução 2.027/99
»
Resolução 1.040/95
»
Resolução 983/94
 
  Bacia Sergipe-Alagoas
 
»
Sergipe - SEMARH
   
»
Parecer
      Legislação
     
»
Decreto 13.468/93
     
»
Decreto 22.995/04
     
»
Decreto 96.999/88
     
»
Lei 2.795/90
 
  Bacia Potiguar
 
»
Ceará - SEMACE
   
»
Parecer
 
»
Rio Grande do Norte - IDEMA
   
»

Parecer

 
  Bacia Solimões
 
»
Amazonas - SDS
   
»
Parecer
   
»
Decreto 13.468/93
   
»
IPAAM
 
  Bacia São Francisco
 
»
Minas Gerais- IEF
   
»
Parecer
   
»
Banco de Informações Ambientais e Temáticas de Municipios
      Legislação
     
»
Lei Florestal 14.309/02
     
»
Decreto 43.854/04
     
»
Decreto 43.710/04
     
»
Resolução IEF nº06/92
     
»
Portaria 140/04
     
»
Deliberação Normativa 72
     
»
Deliberação Normativa 73
     
»
Deliberação Normativa 74
     
»
Deliberação Normativa 76

Novas recomendações do IBAMA para bacias terrestres

POTIGUAR - SPOT-T2 e SPOT-T3

Para estes dois setores, o IBAMA recomendou a utilização de tecnologias mitigadoras de riscos nas atividades de exploração e produção para as zonas de transição, não sendo permitidas perfurações sobre a linha de costa ou sobre Áreas de Preservação Permanente (APPs) e, nos Guias de Licenciamento, constaram as exigências técnicas pertinentes. Foi recomendada a não perfuração sobre a linha de costa, com o licenciamento condicionado à utilização de poços direcionais.

SERGIPE-ALAGOAS - SSEAL-T4 e SSEAL-T5

O IBAMA indicou para estes setores a utilização de tecnologias mitigadoras de riscos nas atividades de exploração e produção para as zonas de transição, tais como:

- Elaboração de EIA/RIMA;

- Poços de grande afastamento lateral, com tecnologia ERW (Extended Reach Well), com base terrestre, a fim de evitar interferência em ecossistemas de maior sensibilidade, tais como manguezais, vegetação de restinga e dunas;

- Demais medidas mitigadoras e exigências tecnológicas que foram consideradas pertinentes no processo de licenciamento ambiental;

- Posicionamento das sondas de perfuração e eventuais equipamentos de produção fora das áreas de preservação permanente (APPs).

As exigências técnicas consideradas pertinentes foram informadas no Guia de Licenciamento, ressaltando-se que não seriam permitidas perfurações sobre a linha de costa ou sobre Áreas de Preservação Permanente (APPs).

ÁREAS INATIVAS COM ACUMULAÇÕES MARGINAIS

Os blocos com acumulações marginais Cidade de Pirambu, Alagamar, Tigre e Carapitanga encontram-se inseridos na zona de amortecimento da ReBio de Santa Isabel, no Setor SSEAL-T4. Por se tratarem de áreas onde não deveriam ocorrer atividades de sísmica e perfuração, uma vez que os projetos aproveitariam toda a infraestrutura já existente, ressaltou-se que a viabilidade das atividades de E&P no entorno da referida ReBio deveria ser avaliada no processo de licenciamento ambiental, o qual deveria seguir nível de exigência extremo, devendo também atender ao que viesse a dispor o futuro Plano de Manejo da Unidade, que se encontrava com processo licitatório em andamento.

A reativação desses blocos com acumulações marginais viabilizaria a implantação de campos escola, que estava na agenda de inaugurações do Presidente Lula, como parte do PROMINP (decreto 4925 de 19/12/2003), que objetivava o desenvolvimento da indústria local.

ESPÍRITO SANTO - SES-T2, SES-T4 e SES-T6

Nestes setores não foram ofertados blocos em unidades de conservação de proteção integral e seus entornos. No licenciamento, poderiam ser solicitadas alternativas tecnológicas nas áreas próximas à linha de costa (Ex.: poços direcionais).

O IBAMA, informou, nos Guias de Licenciamento, as exigências técnicas consideradas pertinentes, ressaltando-se que não seriam permitidas perfurações sobre a linha de costa ou sobre Áreas de Preservação Permanente (APPs).

SÃO FRANCISCO - SSF-S

Foram excluídas as áreas com sobreposição a UC’s de proteção integral e seus entornos. Não foram permitidas atividades diretas sobre Áreas de Preservação Permanente (APPs) e corpos d’água continentais.

SOLIMÕES - SSOL-C

A oferta de blocos do setor SSOL-C objetivava suportar e ampliar as atividades de E&P já instaladas na região Amazônica, por meio da incorporação de reservas e otimização do aproveitamento da infraestrutura existente. O planejamento setorial previa que a estrutura de transporte de gás natural deveria ser ampliada para atender as regiões de Manaus e Porto Velho. Estas ampliações representariam incentivo à substituição do óleo diesel por gás natural nas termelétricas e no transporte urbano, contribuindo para a redução de emissões atmosféricas e dos riscos ambientais associados ao transporte de óleo diesel feito por barcaças.

Vale ressaltar que as atividades de E&P em áreas de floresta da Província Petrolífera do Urucu eram benchmarking em relação ao respeito para com o meio ambiente e exemplo para outros países da região amazônica.

As áreas sobrepostas a unidades de conservação de proteção integral e uso sustentável e seus entornos não foram ofertadas. No caso de blocos com áreas alagáveis em seu interior, concordou-se que essas poderiam ser ofertadas desde que não houvesse perfuração direta nas mesmas. Em função da extrema sensibilidade ambiental na região, a viabilidade de atividades de E&P no setor SSOL-C deveria ser avaliada no processo de licenciamento ambiental, o qual deverá seguir nível de exigência extremo, considerando-se as particularidades locais e a sazonalidade regional. Foram exigidas tecnologias mitigatórias e sua adequação à realidade ambiental da região.

Ressaltou-se que o licenciamento ambiental deveria seguir nível de exigência extremo, estando submetido à exigência de EIA/RIMA, ao mapeamento prévio, a partir de imagens orbitais e dados hidrológicos e altimétricos primários, do ciclo hidrológico na área de influência do empreendimento, a fim de se estabelecerem limites georreferenciados claros entre áreas de várzea/igapó e áreas de terra firme, assim como as demais medidas de mitigação de impactos cabíveis. Também que não foram permitidas perfurações diretas sobre áreas de várzea/igapó.

Bacias Marítimas

O licenciamento ambiental das atividades marítimas de E&P foi realizado pelo IBAMA, através do Escritório de Licenciamento das Atividades de Petróleo e Nuclear (ELPN).

ELPN: Praça XV de Novembro, 42

9º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Fone: (021) 2506 1717

  

Novas recomendações do IBAMA para bacias marítimas

POTIGUAR - SPOT-AP1

O Setor SPOT-AP1 foi integralmente ofertado nesta rodada, uma vez que possuía potencial para gás natural, objetivo principal da 7ª Rodada de Licitações, principalmente devido ao déficit deste produto na região Nordeste. A viabilidade de atividades de E&P nas áreas sobre os Bancos de Aracati, Guará e Sírius (até a isóbata de 400m) foi avaliada no processo de licenciamento ambiental, o qual deveria seguir nível de exigência extremo, incluindo a exigência de geração de dados primários, a realização de estudos in situ e a utilização de tecnologias mitigadoras de riscos nas atividades de exploração e produção, tais como:

- Elaboração de EIA/RIMA;

- Levantamento sonográfico (Side Scan Sonar) para identificação da posição dos corais de água profunda;

- Geração de dados oceanográficos primários de micro e meso-escala;

- Geração de dados primários acerca da bioecologia marinha regional, incluindo levantamentos das comunidades planctônicas, nectônicas e bentônicas;

- Identificação de sítios de agregação reprodutiva de peixes, com especial atenção para o pargo Lutjanus purpureus e outros lutjanídeos e seranídeos;

- Poços de grande afastamento lateral com tecnologia ERW (Extended Reach Well), de modo a evitar a interferência nas formações coralinas presentes na área (exigência obrigatória para áreas nos montes submarinos Guará e Sírius);

- Utilização de plataformas flutuantes do tipo semi-submersível mesmo em perfuração/produção em águas rasas, a fim de evitar danos à fauna e flora específicas da região dos montes submarinos presentes no setor;

- Elaboração de planos de emergência para possíveis derramamentos de petróleo, com utilização de embarcações dedicadas a este fim (OSRV – oil spill recovery vessel), bem como o acompanhamento das condições oceanográficas de micro e meso-escala, utilizando modelagem matemática de dispersão do petróleo, por meio do conhecimento da dispersão mecânica, da dispersão química e dos meios de contenção e recolhimento do petróleo.

Não foram permitidas perfurações sobre áreas com cobertura coralínea ou bancos de algas calcáreas, sejam em áreas profunda ou rasa.

JEQUITINHONHA - SJ-AP

Não foram permitidas perfurações sobre áreas com cobertura coralínea ou bancos de algas calcáreas, nos blocos em LDA inferior a 400 m.

ESPÍRITO SANTO - SES-AR2

O licenciamento ambiental de atividades de E&P na área a oeste do meridiano 39°W deveria seguir nível de exigência extremo, estando condicionado à geração de dados oceanográficos primários de micro e meso-escala, à realização de estudos biológicos in situ, e à utilização de tecnologias mitigadoras de riscos nas atividades de exploração e produção que foram consideradas pertinentes pelo IBAMA.

Ressalta-se ainda que não foram permitidas perfurações sobre áreas com cobertura coralínea ou bancos de algas calcáreas para os blocos em LDA inferior a 400 m.

ESPÍRITO SANTO - SES-AP2

O licenciamento do setor oferecido requeriu EIA/RIMA, com apresentação de levantamentos de dados primários. Poderia ser exigido descarte zero na perfuração. Foi exigido que os concessionários executassem o monitoramento contínuo de dados oceanográficos de micro e meso-escala para as atividades de E&P, as quais viessem a ser desenvolvidas na região. Este setor foi considerado de grande potencial para novas descobertas de petróleo e gás. As informações geradas foram úteis tanto no escopo de estudos ambientais quanto no apoio às próprias atividades petrolíferas.

Ressalta-se que o licenciamento ambiental de atividades de E&P nos blocos ES-M-596, ES-M-598, ES-M-671 e ES-M-673 deveria atender o nível de exigência extremo, em função da grande proximidade do Banco Vitória (monte submarino da Cadeia Vitória-Trindade), a leste.

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      • Movimentação de Gás Natural em Gasodutos de Transporte
      • Movimentação dos Terminais Aquaviários
      • Multas aplicadas decorrentes de autuações em ações de fiscalização
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      • Pontos de Abastecimento Autorizados
      • Dados Abertos - Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I)
      • Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (PMQC)
      • Prestadores de serviços de apoio administrativo
      • Previsão de Atividades e Investimentos Exploratórios
      • Processamento de petróleo e produção de derivados
      • Produção de biocombustíveis
      • Produção de petróleo e gás natural por estado e localização
      • Produção de Petróleo e Gás Natural por Poço
      • Relação de Concessionários
      • Resultado de poço
      • Rodadas de Licitações de Petróleo e Gás Natural
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