Amostras de rochas e fluidos
Amostras são pedaços de rocha, sedimento ou líquidos retirados de poços de petróleo, do fundo do mar ou da superfície terrestre. A forma como essas amostras devem ser coletadas e tratadas está explicada na Resolução ANP n° 71/2014.
Diferentes tipos de amostras são coletados nas atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural nas bacias sedimentares brasileiras. São exemplos:
- testemunhos de sondagem e seus respectivos plugues;
- amostras de calha;
- amostras laterais;
- amostras de fluidos;
- rochas ou sedimentos obtidos em levantamentos terrestres ou de fundo oceânico.
- lâminas delgadas, bioestratigráficas e seções polidas;
- perfilagens de testemunhos;
- dados analíticos gerados a partir das amostras públicas.
A empresa que coletar ou vier a coletar essas amostras é responsável pela guarda e manutenção delas. Nesses casos, a empresa é a fiel depositária das amostras, ou seja, uma guardiã de confiança desse material. Isso vale até o momento em que as amostras sejam entregues à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
A ANP fiscaliza essa guarda das amostras, por meio de documentos e visitas de campo. Assim, a agência assegura a aplicação das regras definidas para o acesso às amostras públicas.
- Acesso às amostras
O acesso às amostras de rochas e fluidos da ANP é limitado a pessoas físicas residentes no Brasil e pessoas jurídicas constituídas sob as leis brasileiras, com sede, administração no País e regularmente cadastradas na ANP (antes de solicitar acesso às amostras, é necessário realizar um cadastro junto à ANP, denominado “Cadastro de Solicitantes – CSOL”). A requisição de amostras deve ser feita por carta enviada à ANP, juntamente com o formulário de Solicitação de Acesso a Amostras – SAA.
Recebida a solicitação, a ANP realiza pesquisa de disponibilidade junto às empresas depositárias das amostras públicas e repassa as informações e previsão de custos via e-mail para o solicitante, a fim de aprovar ou não o prosseguimento da solicitação.
O acesso ao acervo da União, quando não mantido pela ANP, está sujeito à estrita recuperação de custos por parte dos depositários dessas amostras. A ANP publica procedimento específico, com seus respectivos custos, para acesso às amostras de rochas e fluidos que estiverem mantidas em seu próprio depósito.
A Agência pode disponibilizar gratuitamente as amostras do acervo da União às universidades, instituições de pesquisa, órgão ou entidade da administração pública, direta ou indireta, federal, estadual, distrital ou municipal, as quais devem ser utilizadas com fins acadêmicos ou de pesquisa, não podendo direta ou indiretamente servir para fins comerciais.
Podem acessar as amostras de rochas e líquidos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP):
- pessoas que moram no Brasil; e
- empresas criadas no Brasil, que respeitam as leis brasileiras, com sede e administração aqui no país e que estão cadastradas na ANP.
Cadastro e solicitação
- Antes de pedir para ver as amostras, é preciso se cadastrar na ANP, fazendo o chamado Cadastro de Solicitantes (CSOL).
- Para pedir as amostras, é preciso enviar uma carta para a ANP junto com um formulário chamado Solicitação de Acesso a Amostras (SAA).
- A ANP realiza uma pesquisa para ver se as amostras estão disponíveis nas empresas depositárias e informa os custos e prazos por e-mail para a pessoa solicitante.
- O solicitante, então, decide se vai em frente e solicita as amostras ou se desiste.
Órgãos públicos e instituições de ensino e pesquisa
A ANP pode disponibilizar gratuitamente as amostras do acervo da União às universidades, instituições de pesquisa, órgão ou entidade da administração pública, direta ou indireta, federal, estadual, distrital ou municipal. Nesse caso, as amostras devem ser utilizadas com fins acadêmicos ou de pesquisa, não podendo direta ou indiretamente servir para fins comerciais.
- Valores praticados pelas fiéis depositárias para atendimento das SAAs
20162017
EMPRESAS
2018EMPRESAS
- Alvopetro
- Anadarko
- BP Energy
- Central Resources
- Exxonmobil
- Karoon
- Maha Energy
- Norteoleum
- Nova Petróleo
- OP Energia
- Parnaíba Gás Natural
- Partex
- Petrogal
- Petrorio Campo de Polvo
- Petrorio Poco_1VBEP1SPS
- Petrosynergy
- Phoenix
- Queiroz Galvão
- Repsol
- Rosneft
- Santana
- Shell
- Sonangol
- Statoil
- Tek Óleo e Gás
- Total
- Vipetro
2019EMPRESAS
2020EMPRESAS
2021EMPRESAS
2022EMPRESAS
2023EMPRESAS
2024EMPRESAS
EMPRESAS
- 3R Areia Branca
- 3R Bahia
- 3R Petroleum Offshore
- 3R Potiguar
- 3R Rnce
- Aguila Energia
- Alvopetro
- BGM
- BW Energy (Solintec)
- BW Energy (Stratum)
- Capixaba Energia
- Carmo Energy
- Enauta
- Eneva
- ExxonMobil
- Imetame
- Karoon
- Mandacaru Energia
- Nion Energia
- Nova Petróleo
- Petro Rio Jaguar
- Petrobras
- Petrogal
- Petrom
- Petronas
- PetroRecôncavo
- Potiguar
- Recôncavo EP
- Recôncavo Energia
- Repsol Sinopec
- Seacrest Norte Capixaba
- Seacrest Cricare
- Solintec
- Sonangol
- SPE Miranga
- SPE Tiêta
- TotalEnergies
- Trident Energy
- Ubuntu
- Resultados de análises de amostras
Todo acesso autorizado às amostras públicas de rochas e fluidos do acervo da ANP gera um Relatório de Análise de Amostras (RAA), que inclui todos os resultados (em formato digital).
No relatório, o solicitante deve apresentar o resultado das descrições, os dados de análises e as fotografias obtidas das amostras acessadas. Esse relatório deve ser entregue à ANP de acordo com o prazo previsto no Ofício de Autorização.
- Formulários de amostras de rochas e fluidos
- Formulário de tarifação de atendimento das SAAs - atualizado em novembro de 2016
- Formulário de Declaração Anual de Acervo (DAA) - atualizado em 11/10/2017
- Formulário de Envio de Amostras para Análise Fora do País - atualizado em 27/8/2021
- Formulário de Cadastro de Depositárias e Depósitos (CDD)
- Boletim de Remessa de Amostras (BRAM) - Modelo A - Amostras de Poços
- Boletim de Remessa de Amostras (BRAM) - Modelo B - Amostras de Levantamentos
- Formulário para Cadastro de Solicitantes - CSOL - atualizado em 5/7/2021
- Formulário para Solicitação de Acesso a Amostras (SAA) - Modelo A - Amostras de Poços - atualizado em 27/8/2021
- Formulário para Solicitação de Acesso a Amostras (SAA) - Modelo B - Levantamentos - atualizado em 30/1/2019
- Formulário para Solicitação de Amostragem Fora do Padrão ou Análise Destrutiva (SAFP) - atualizado em 27/8/2021
- Formulário para Solicitação de Amostragem Fora de Concessão
- Formulário para Solicitação de Descarte (SDES) - atualizado em 25/10/2021
- Formulário para Notificação de Incidente com Amostras (NIA) - atualizado em 25/10/2021
- Formulário de Transferência ou Doação de Acervo
- Boletim de Remessa de Dados de Rochas e Fluidos (BRD) - atualizado em 01/04/2024
- Padrão para Entrega de Resultados de Análises em amostras de Rochas e Fluidos - atualizado em 25/10/2021
- Tabela de Dados de Geoquímica - atualizado em 26/03/2018
- Acervo de amostras
A consolidação dos dados públicos encaminhados pelas Declarações Anuais de Acervo (DAAs) é publicada anualmente no portal da ANP no mês de dezembro, desde 2015.
Arquivos para download:
2015 2016 20172018201920202021202220232024- Consolidação DAA 2024 Calha
- Consolidação DAA 2024 Fluidos
- Consolidação DAA 2024 Lâminas
- Consolidação DAA 2023 Laterais
- Consolidação DAA 2024 Plugues
- Consolidação DAA 2024 Testemunhos
Conheça os principais tipos de amostras de rochas e fluidos que podem ser acessados junto à ANP:
Plugue
Frações, de formato geralmente cilíndrico, obtidas a partir de testemunhos e utilizadas normalmente em ensaios petrofísicos para a determinação da porosidade e permeabilidade de uma rocha reservatório. O operador coleta tantos plugues horizontais quanto julgar necessários, desde que haja entre eles distância mínima de 30 centímetros medida ao longo do eixo do testemunho e que o diâmetro desses plugues não exceda a duas polegadas. E, também, um plugue vertical, de comprimento não maior que oito centímetros e diâmetro não maior que duas polegadas, a cada metro de testemunho medido a partir do início do testemunho. A solicitação para a retirada de plugues fora do padrão estabelecido acima deverá ser encaminhada à ANP por meio do formulário específico (SAFP). Os plugues coletados de um testemunho deverão ser entregues à ANP conforme dispõe o regulamento vigente, excetuando-se aqueles plugues comprovadamente submetidos a análises destrutivas.
Amostras de calha
Amostra obtida pelo trabalho da broca durante a perfuração do poço. Esse tipo de amostra vem à superfície pela circulação da lama de perfuração. A ANP poderá autorizar, mediante requisição prévia tecnicamente justificada do interessado, a retirada de amostras de calha em desacordo com os procedimentos estabelecidos. A solicitação para a retirada de amostras de calha fora do padrão estabelecido nesse artigo deverá ser encaminhada à ANP por meio do formulário específico (SAFP).
Lâminas
Bioestratigráfica: Tipo de lâmina que é preparada com técnicas especiais para a preservação, concentração e recuperação do conteúdo fossilífero de uma rocha. A análise de tais lâminas visa essencialmente à datação relativa e à determinação do paleoambiente de sedimentação.
Delgada: Tipo de lâmina que é preparada com fragmentos de rocha polidos até alcançar fina espessura e que visam à observação ao microscópio petrográfico de luz transmitida (provido de adaptações para análise microscópica de rochas). Ambas visam à determinação do conteúdo mineralógico da rocha e suas microestruturas.Amostras laterais
Amostras obtidas na parede do poço, de formato aproximadamente cilíndrico, cuja obtenção visa preservar a estrutura da rocha e proporcionar segurança quanto à profundidade da extração.
Fluidos
Substâncias que não exercem resistência a forças tangenciais ou de cisalhamento, deformando-se continuamente e tomando a forma do recipiente no qual está contido. Exemplos: água, gás e óleo.
Testemunho de sondagem
Amostra obtida em poço, geralmente de formato cilíndrico, cuja obtenção visa amostrar estratos específicos de rocha, preservando suas características estruturais, e com precisão na profundidade de extração.
Células
São um tipo de lâmina específico, de tamanho diferente, feitas pela Petrobras, em geral para descrições cronoestratigráficas.