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Recuperação de estradas em assentamentos avança no Rio Grande do Sul
Com trechos de obras já quase concluídos, projetos aptos à licitação e parcerias formalizadas, as estradas de assentamentos no Rio Grande do Sul estão sendo recuperadas. Por todo o estado, os investimentos somam R$ 124 milhões. Serão cerca de 1,8 mil quilômetros de vias restauradas em 27 municípios.
Os valores foram destinados pelo governo federal para reconstrução das áreas de reforma agrária impactadas pelas chuvas de 2024. “Todos são municípios atingidos pelas cheias e que mostravam problemas anteriores”, explica o superintendente regional do Incra/RS, Nelson José Grasselli, lembrando que as estradas são fundamentais não apenas para o escoamento da produção, mas para a qualidade de vida das famílias.
A operacionalização dos valores pela autarquia é feita por meio de contratos diretos e de convênios com os municípios. As obras e os projetos estão em diferentes estágios de execução.
Solução
“Estou achando ótimo, pela parte já parcialmente concluída, ali em cima do bueiro, onde era mais grave. Lá está numa altura que, com certeza, se der uma chuva com volume considerável, não vai interromper mais a nossa via”, comemora a beneficiária Marli Malinoski, do assentamento Apolônio de Carvalho, em Eldorado do Sul.
A agricultora se refere a um trecho de estrada que atravessa lavouras de arroz, ligando o assentamento à BR-290, e que ficou intransitável durante as cheias de maio de 2024.
A obra, já quase terminada, é uma das que foi contratada diretamente pelo Incra, por meio de dispensa de licitação em razão da calamidade, nos municípios de Eldorado do Sul, Nova Santa Rita, São jerônimo, Taquari e Arambaré. Com exceção deste último, aguardando licenciamento de jazida para iniciar, todos já estão com obras em execução. Em Eldorado do Sul, o trabalho está praticamente concluído.
Os contratos diretos somam 69,7 quilômetros recuperados e um investimento de R$ 6,8 milhões, beneficiando áreas duramente atingidas pelas enchentes.
Parcerias
Para viabilizar as demais obras, o Incra formalizou convênios com outros 22 municípios – e também com Eldorado do Sul, para atender um trecho que não recebeu proposta na dispensa de licitação.
Todos os convênios foram celebrados em dezembro de 2024. Pelotas, Eldorado do Sul, Hulha Negra, Candiota, Santana do Livramento, São Gabriel, Piratini e Pontão já tiveram os projetos básicos aprovados e estão aptos a licitar as obras. Juntas, estas parcerias somam R$ 82,2 milhões e 983,6 quilômetros em recuperação.
Os municípios de Canguçu, Pedras Altas, Camaquã, Aceguá, Arroio Grande, Encruzilhada do Sul, Herval e Pinheiro Machado estão em fase final de análise dos projetos básicos – ainda neste mês de maio as prefeituras devem ser autorizadas a licitar.
Já as parcerias formalizadas com Viamão, Tupanciretã, Jóia, Itacurubi, Manoel Viana, Alegrete e Tapes estão em fase de recepção dos projetos básicos.
Por onde as obras já chegaram, o alívio é grande. “Foi feia a enchente. As estradas ficaram muito ruins, mas agora está bom, graças ao governo federal e ao Incra. Prometeram de arrumar e arrumaram. Investiram na gente”, confirma o agricultor Laoni de Melo Sevegnini, também assentado no Apolônio de Carvalho, em Eldorado do Sul.
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