Solicitar comprovante de atividade rural

Solicitar comprovante de atividade rural
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Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

  • O que é?

    Solicitar o documento que comprova que uma pessoa tem ou teve imóvel rural cadastrado no Incra. Geralmente, é usado como prova para pedir aposentadoria rural junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Qualquer pessoa que tenha ou teve imóvel rural cadastrado no Incra.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar o comprovante de atividade rural

      O interessado deve procurar uma unidade do Incra nos estados ou acessar a página da Sala da Cidadania para requerer o comprovante de atividade rural.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Informar o CPF e o código do imóvel rural cadastrado no Incra.

        No caso da solicitação via página da Sala da Cidadania, após o preenchimento dos dados do formulário será exibida notificação com os demais documentos a serem apresentados para concluir o pedido.

      Canais de prestação

        Web : 

      Por meio da Sala da Cidadania Digital . Escolha a opção “Propriedade Rural” e, depois, clique em "Emitir Comprovação de Atividade Rural". Antes de fazer a solicitação, fique atento aos alertas apresentados.

        Presencial : 

      Nas Salas de Cidadania das Superintendências Regionais e Unidades Avançadas do Incra;

      Nas Salas da Cidadania e Unidades Municipais de Cadastramento existentes nas prefeituras parceiras do Incra.

      Consulte a relação de unidades de atendimento.

      Tempo estimado de espera Até 1 hora(s)

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Entregar a documentação

      O interessado deve apresentar ao Incra a documentação constante da Notificação emitida via página da Sala da Cidadania no prazo de até 30 dias.

      Se os documentos não forem entregues em até 30 dias, a solicitação de comprovação de atividade rural será cancelada.

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Nas Salas de Cidadania das Superintendências Regionais e Unidades Avançadas do Incra;

      Nas Salas da Cidadania e Unidades Municipais de Cadastramento existentes nas prefeituras parceiras do Incra.

      Consulte a relação de unidades de atendimento.

      Tempo estimado de espera Até 1 hora(s)

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Receber o comprovante

      O Incra envia o documento para o endereço de correspondência informado.

      Canais de prestação

        Postal : 

      Endereço informado no pedido.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Coordenação-Geral de Cadastro do Sede do Incra (em Brasília/DF) e Serviço de Cadastro Rural das Superintendências do Incra nos estados. Consulte os endereços, telefones das unidades do Incra nos estados. Mais informações pelos telefones (61) 3411-7370, 3411-7380 e 3411-7378.

    Outras manifestações (acesso à informação, denúncia, elogio, reclamação, sugestão e solicitação) devem ser registradas na plataforma Fala.BR.


    Este é um serviço do(a) Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    Conforme a Lei nº 13.460/17, o usuário deverá receber um atendimento com:

    Urbanidade;

    Respeito;

    Acessibilidade;

    Cortesia;

    Presunção da boa-fé do usuário;

    Igualdade;

    Eficiência;

    Segurança;

    Ética.


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público tem direito ao atendimento presencial, quando necessário, em instalações higiênicas, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Com base na Lei nº 10.048/2000, serão atendidos primeiro:

    Pessoas com deficiência;

    Idosos (idade igual ou maior que 60 anos);

    Grávidas;

    Mulheres que ainda estão amamentando;

    Pessoas com crianças de colo;

    Obesos.


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