Notícias
Produção
Parcerias levam desenvolvimento a assentados do Pontal do Paranapanema (SP)
A Cooperativa Camponesa do Pontal (Coopercampo), com sede na cidade de Euclides da Cunha Paulista, no estado de São Paulo, é um exemplo de como a união de assentados e pequenos e médios produtores rurais pode fazer a diferença. Hoje, o grupo atende beneficiários da reforma agrária e agricultores familiares dos municípios de Euclides da Cunha Paulista, Teodoro Sampaio, Rosana e Mirante do Paranapanema.
Com 200 cooperados – e em parceria com o Incra/SP, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) –, desenvolveram várias atividades, como o acesso aos créditos do Incra (em especial o Fomento Mulher) e capacitação e assistência técnica, com destaque para o projeto GIR Leiteiro (transferência de embrião), que vem possibilitando um rebanho mais saudável e aumento na produção de leite.
“Quando assumimos essa cooperativa há quatro anos, buscamos parcerias para fortalecê-la e começamos pelo MDA e Incra, com o Pronaf e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Temos, aqui, quatro estudantes de Veterinária trabalhando e, há cerca de um ano, começamos o projeto GIR Leiteiro, com a UFSCar, que hoje atende 20 famílias para melhorar a produção e a qualidade do leite dos produtores cooperados”, explicou o presidente do grupo, Valmir Chaves. Segundo ele, ainda estão sendo feitas tratativas para expandir o atendimento para mais 20 famílias, com o projeto Girolando 3/4 (cruzamento das raças GIR e holandesa).
Um dos cooperados, Valter Silva, lembra da história da luta pela terra dos trabalhadores rurais do Pontal do Paranapanema, o crescimento da Coopercampo, as parcerias institucionais e a inovação tecnológica. Ele foi um dos primeiros assentados da Gleba XV de Novembro, em Euclides da Cunha, há mais de 40 anos. Ele acredita que as parcerias com o MDA e o Incra são fundamentais. “Quem poderia imaginar que um assentado da reforma agrária teria acesso a uma tecnologia de ponta do campo como o projeto GIR Leiteiro, desenvolvido pela UFSCar?”, considerou.
Acompanhe as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp
Assessoria de Comunicação Social do Incra em São Paulo
imprensa.sp@incra.gov.br