Notícias
Prestação de serviços
No Amapá, a 4ª edição da Caravana de Atendimento ocorre nos municípios de Mazagão e Santana
Ação fez 268 atendimentos a famílias da região, levando serviços essenciais e promovendo inclusão social - Foto: Incra/AP
A quarta edição do ano da Caravana de Atendimento Rural Integrada no Amapá foi realizada nos municípios de Mazagão e Santana, levando a centenas de famílias a prestação de serviços e contribuindo para a transformação da realidade de assentados e produtores rurais.
A ação, ocorrida entre os dias 8 e 11 de abril de 2025, fez 268 atendimentos a famílias da região, levando serviços essenciais, promovendo inclusão social e fortalecendo a agricultura familiar.
Entre os beneficiários dos serviços prestados na quarta edição da Caravana, estava dona Maria dos Santos Barbosa, que recebeu o Contrato de Concessão de Uso (CCU) do lote que ocupa. O CCU é o documento emitido pelo Incra que reconhece oficialmente o direito da família à posse da terra. Emocionada, dona Maria deixou seu recado. “Agora eu sou dona do que é meu. É muita emoção! Que mais ações como essa cheguem a outras pessoas, e que elas possam, enfim, receber o documento que tanto precisam”, disse, após receber seu documento do Incra.
O CCU garante ao assentado o direito de usar a terra pública em um projeto de reforma agrária, oferecendo segurança jurídica e possibilitando o acesso a políticas públicas como crédito rural, assistência técnica, fomento à agricultura familiar e programas sociais. Além disso, é o primeiro passo para a obtenção do título definitivo da terra, desde que cumpridos os requisitos legais.
Para garantir esse atendimento na quarta edição da Caravana, as equipes dos órgãos parceiros partiram da capital Macapá, percorreram cerca de 30 quilômetros de carro, 45 minutos de barco até o assentamento PAE Barreiros e, em seguida, mais duas horas de deslocamento por estrada até o Igarapé do Lago, no município de Santana.
Atendimentos
Com os atendimentos desta e das outras três edições anteriores da Caravana, já somam 1.671 prestações de serviços a famílias, que passam a ter acesso a informações e benefícios do Programa de Reforma Agrária, levando-os a investir com mais segurança em suas produções, ampliar o acesso a políticas públicas e melhorar sua qualidade de vida.
Somando as quatro edições realizadas em 2025, o número de atendimentos segue crescendo e reforça o impacto positivo da Caravana nas comunidades rurais do Amapá. “As Caravanas de Atendimento Rural Integrada são instrumentos valiosos para o desenvolvimento sustentável nas comunidades ribeirinhas. Além de garantir serviços essenciais para a permanência e segurança da propriedade, elas fortalecem a motivação e a autoestima dos pequenos produtores. As instituições que apoiam o movimento reconhecem seu valor e a importância de seu trabalho, gerando dignidade e pertencimento,” comenta Erick Dias, gestor de projetos e analista de negócios da Unidade de Agronegócio do Sebrae no Amapá.
Segundo o superintendente do Incra/AP, Gersuliano Pinto, a Caravana amplia a atuação do Estado e do Serviço público aos mais carentes. “A cada edição, reforçamos o compromisso do Serviço Público com os que mais precisam. A Caravana representa a presença concreta do Poder Público nos lugares mais distantes, garantindo direitos, cidadania e a esperança de uma vida digna no campo”, destacou.
A Caravana é um esforço conjunto entre o Incra, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Sebrae, Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Amapá Terras, Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (Diagro), Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq), Banco da Amazônia e Caixa Econômica Federal, com o apoio do Governo Federal, do Governo do Estado do Amapá e das prefeituras municipais.
Com informações do Incra/AP.
Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp.
Assessoria de Comunicação Social do Incra
imprensa@incra.gov.br
(61) 3411-7404