Notícias
Mutirão realiza cinco mil atendimentos e 66 casamentos em Porto Walter (AC)
O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) realizou cerca de cinco mil atendimentos em mutirão com diversos serviços a famílias de agricultores familiares, assentados, extrativistas, populações tradicionais e ribeirinhos no município acreano de Porto Walter.
Durante o evento, ocorrido 10 a 12 de novembro, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC), foram destaque os serviços prestados de realização de 66 casamentos coletivos – promovidos pelos parceiros de Registro Civil e Justiça, que também emitiram certidões diversas aos participantes.
Para a realização do Mutirão, os organizadores contaram ainda com o apoio de diversos órgãos do Governo Federal, Estadual e Municipal, além de movimentos sociais, do Cartório de Porto Walter, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, de associações locais e da comunidade. Juntos, eles oferecem no Mutirão centenas de serviços gratuitos à população rural, incluindo emissão de documentos, orientações sobre créditos, regularização fundiária, titulação e acesso a políticas públicas voltadas à agricultura familiar.
E estes parceiros fizeram uma série de atendimentos. A Organização em Centros de Atendimento (OCA), vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Acre (SEAD) realizou 670 atendimentos. A Secretaria de Segurança do Estado do Acre / Polícia Civil emitiu cerca de 300 carteiras de identidade. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizou 80 atendimentos. Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AC) prestou 180 atendimentos.
Incra
Já os servidores do Incra realizaram uma série de atendimentos pra diversos públicos da região que fica distante cerca de 600 quilômetros da capital Rio Branco.
Entre os principais números de atendimentos e serviços do Incra no Mutirão em Porto Walter se destaca 100 regularizações de famílias em assentamentos e 80 contratos de crédito na modalidade Fomento Mulher. Houve ainda atualização cadastral e entrega de títulos a famílias assentadas.
De acordo com o superintendente regional do Incra no Acre, Márcio Alecio, a junção de esforços e parcerias de governos e órgãos faz do Mutirão um evento importante para a população rural. “Estamos falando de cidadania real, que chega a quem mais precisa, levando dignidade, inclusão e oportunidades às famílias do campo. O Governo Federal está presente em cada canto da Amazônia, fortalecendo quem produz e alimenta o nosso país”, afirma.
O Mutirão beneficiou em destaque as famílias dos projetos de assentamento Vitória, Cruzeiro do Vale, Minas, Triunfo / Porongaba e Natal - entre os benefícios do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA).
Com informações do Incra/AC.
Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp.
Assessoria de Comunicação Social do Incra
imprensa@incra.gov.br
(61)3411-7404