Notícias
Diálogo
Mesa Quilombola reúne comunidades tradicionais em Serra das Araras (MG)
Evento foi promovido pela regional do Incra no Distrito Federal e Entorno. Foto: Incra/DFE
Em 4 de dezembro (quinta-feira), o Incra no Distrito Federal e Entorno reuniu cerca de 10 comunidades tradicionais na Mesa Quilombola ocorrida no distrito de Serra das Araras, no município de Chapada Gaúcha, em Minas Gerais.
A edição de 2025 do evento foi marcada pela elucidação de dúvidas, escuta ativa e resposta às demandas das famílias. A Mesa contou com a participação de, aproximadamente, 60 pessoas, dentre integrantes das populações remanescentes de quilombo da região, instituições como a Fundação Cultural Palmares e parlamentares.
O espaço serviu como meio para o fortalecimento das ações voltadas à regularização fundiária dos territórios quilombolas do entorno, como afirma o agricultor da comunidade Vão dos Buracos, José Ferreira, mais conhecido como Zezo. “Fico muito orgulhoso com a troca de experiência dos grupos que houve aqui no evento. A aproximação do Incra e dos outros órgãos conosco nos trouxe diversas informações necessárias ao andamento dos processos de titulação dos quilombolas da região”, avaliou.
Já coordenador do Instituto Rosáceas (parceiro do Incra no evento), Almir Paraca, ressaltou a importância do encontro para o andamento das políticas públicas na Serra das Araras (MG). “Entendemos que a relação do Incra com as comunidades, a partir da Mesa, é a retomada de um esforço do avanço das políticas públicas para as comunidades aqui de Chapada Gaúcha”, afirmou.
Conforme destacou a coordenadora da Mesa e chefe da Divisão de Territórios Quilombolas do Incra no Distrito Federal e Entorno, Maria Celina, ao final do evento, os participantes avaliaram positivamente as discussões realizadas. “Eles puderam dirimir dúvidas sobre solicitação de certidões de autodefinição emitidas pela Fundação Palmares e também sobre os procedimentos de regularização fundiária de territórios quilombolas realizados pelo Incra”, explicou. A coordenadora acredita que as explanações dadas pela equipe do Incra elucidaram uma série de informações falsas difundidas por terceiros.
Para a superintendente do Incra/DFE, Claudia Farinha, a realização da Mesa Quilombola na Serra das Araras foi um passo essencial para o fortalecimento das ações do Incra nos territórios quilombolas: "Trata-se de um espaço construído em conjunto com as comunidades para assegurar um diálogo qualificado, organizar as demandas e avançar com responsabilidade nos processos de regularização fundiária. Seguiremos atuando de forma coordenada, ouvindo as lideranças e estruturando encaminhamentos que garantam a continuidade, a seriedade técnica e a segurança jurídica em cada etapa da política quilombola”, considerou.
Acompanhe as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp
Assessoria de Comunicação Social do Incra no Distrito Federal e Entorno
imprensa@incra.gov.br