Notícias
Produção
MDA e Incra participam da abertura da II Feira Estadual da Reforma Agrária em Campinas (SP)
A Estação Cultura, em Campinas (SP), recebeu, de 3 a 5 de outubro, a II Feira Estadual da Reforma Agrária Neusa Paviato. O evento contou com a exposição e a comercialização de diversos produtos oriundos dos assentamentos, como alimentos e artesanatos.
Durante a abertura do evento, que teve a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, foi realizada a assinatura da autorização de uso de área do Incra para a Associação Estadual Escola Popular Rosa Luxemburgo, em Agudos, no interior do estado.
“Eu acho muito importante essa homenagem que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de São Paulo fez à Neusa Paviato. Estive com ela numa audiência em Ribeirão Preto para implantação de rede de água no assentamento Mário Lago. Infelizmente a prefeitura não o fez, mas fico feliz de o MDA poder fazer, estamos colocando recursos para atender essa demanda”, disse Teixeira.
Segundo o ministro, foram investidos, somente em 2025, R$ 17 milhões em créditos no estado de São Paulo. “Além disso estamos dando apoio às cooperativas e temos que continuar avançando aqui e em todo o Brasil”, afirmou. Ele também criticou a venda de terras públicas do governo estadual para grandes fazendeiros a preços módicos, em detrimento da reforma agrária, e anunciou já ter entrado com pedido de inconstitucionalidade da lei estadual que permitiu a operação.
No final da cerimônia de abertura, as autoridades presentes foram agraciadas com uma cesta de produtos dos assentamentos expositores. O evento teve ainda a presença do representante do Incra/SP, Gabriel Colombo, de lideranças políticas e do MST.
Assentadas
Além da grande variedade de produtos in natura, quem foi à Feira Estadual da Reforma Agrária Neusa Paviato, também pôde comprar diversos tipos de alimentos e de artesanato, como os da banca das agricultoras e artesãs, Orady Carvalho e Cláudia Almeida, dos assentamentos Dois Irmãos e Timboré, em Andradina (SP). Elas produzem doces, pães, bolachas, temperos, picles e itens de crochê e de argila. “Vendemos nossos produtos nas feiras de Andradina e região. Já estive na feira nacional em São Paulo e, pela primeira vez, na feira estadual. Estou gostando muito e espero voltar no ano que vem”, disse Orady.
Sem metanol
Nas bancas de bebida, um aviso chama a atenção: “Produtos livres de metanol”. Segundo o atendente, Fábio Andrade, essa segurança é possível porque todo o processo – desde a produção, a destilação, o envase e a distribuição – é feito pelas cooperativas, sem atravessador. “O vinho vem da Coopercontestado, de Bituruna, e a cachaça é do pessoal de Paranacity, ambas cidades do Paraná, e como eles fazem o processo de maneira orgânica, do começo ao fim, não tem perigo”, explica Andrade, sobre os parceiros do estado vizinho.
Acompanhe as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp
Assessoria de Comunicação Social do Incra em São Paulo
imprensa.sp@incra.gov.br