Notícias
Reforma Agrária
Incra/RS, UFSM e Neabi firmam parceria para cadastro de comunidades quilombolas gaúchas
TED visa viabilizar o acesso de famílias quilombolas às políticas públicas desenvolvidas pelo Incra - Foto: Lívia Saggin/TED Incra/UFSM/NEP-TERRA
O Termo de Execução Descentralizada (TED) entre Incra no Rio Grande do Sul e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) vai ter reforço do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi / UFSM). O novo integrante da parceria atuará no cadastro de famílias quilombolas para ingresso no Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA).
O reforço foi celebrado em evento realizado no município de Santa Maria, em 21/8/2025. E esse trabalho de campo será realizado por estudantes quilombolas da UFSM, com o apoio de lideranças locais.
A equipe do Neabi vai percorrer 23 comunidades em 18 municípios da região central do estado, beneficiando cerca de 900 famílias. Já o Núcleo de Extensão e Pesquisa TERRA (NEP-TERRA), da mesma Universidade, repetirá a tarefa em seis municípios atendendo 195 famílias. A ação faz parte da meta do TED de cadastrar cinco mil famílias quilombolas no Rio Grande do Sul.
Conforme o chefe da Divisão de Territórios Quilombolas do Incra/RS, Sebastião Henrique Lima, os dados coletados serão inseridos nos sistemas da autarquia para acesso a benefícios como créditos. "Essas comunidades terão mais dignidade e a garantia de que, em seus territórios, serão assistidas por políticas públicas”, destacou.
Para o coordenador do TED, professor Alisson Zarnott, a solenidade de lançamento da parceria foi um momento de desdobramento de lutas históricas. A coordenadora do Neabi, Angela Maria Lima, também saudou a confluência de esforços. "O mais importante é o protagonismo da comunidade, desde os estudantes até a coordenação. Hoje, celebramos a chegada de políticas públicas na ponta", afirmou.
Cadastramento
A primeira comunidade a ser cadastrada pelo projeto será a Vovó Isabel, no município de Nova Palma, a cerca de 70 km de Santa Maria. Aproximadamente 50 famílias vivem no território e sobrevivem da agricultura, do artesanato e da agroindústria Vovó Isabel.
Representando os moradores, Jocelia Pereira expressou a satisfação devido ao trabalho ser executado por pessoas do próprio grupo. "Estamos felizes e com uma expectativa única, principalmente porque a maioria de nós é negra e vem de comunidades quilombolas”, afirmou Alessandra Moraes, uma das bolsistas.
O evento também contou com a participação da coordenadora do Núcleo Centro-Norte do TED / UFSM / Incra-RS, Ivonete Carvalho, e do representante da Federação das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Rio Grande do Sul (FACRQ/RS), Potácio da Rosa.
Com informação do NEP-TERRA.
Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/RS
imprensa.rs@incra.gov.br
(51) 3284-3311 / 3309