Notícias
Internacional
Incra participa de conferência internacional sobre reforma agrária na Colômbia
De 24 a 28 de fevereiro, acontecerá a 2ª Conferência Internacional sobre Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural (CIRADR+20), em Cartagena, na Colômbia. Representantes do Incra promoverão um painel exclusivo e participarão de mais outras três apresentações durante a programação do evento.
A iniciativa busca chamar a atenção para a democratização do acesso à terra, o reconhecimento de direitos territoriais coletivos, o fortalecimento de sistemas alimentares agroecológicos, a proteção das águas e o enfrentamento estrutural das mudanças climáticas.
Esta edição – que deverá ter a participação de 70 países – marca os 20 anos da Conferência Internacional sobre Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural, ocorrida no Brasil em 2006.
O Incra contribuiu ativamente na organização da CIRADR+20, capitaneado pelos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e das Relações Exteriores do Brasil. Ao longo dos últimos dois anos, o instituto realizou reuniões e outros eventos preparatórios, voltados ao debate na América Latina e Caribe.
Democratização
Para a programação da conferência, o Incra propôs um evento especial, aprovado pelo governo colombiano: o painel “Inovação jurídica e solidariedade: novos mecanismos para democratizar o acesso à terra na América Latina e no Caribe”.
Os demais painéis com a participação do instituto terão como temas: “Segurança da posse da terra para as pessoas, o planeta e a prosperidade”, “Geografia para a reforma agrária: dados, terra e paz” e “Acesso à terra e meios de subsistência dignos para mulheres rurais na região andina”.
“Vamos mostrar nossos avanços em legislação e na garantia do direito dos territórios coletivos para as comunidades tradicionais. O Brasil tem caminhado nesse sentido e é uma das grandes experiências aguardadas pelos participantes. Além do programa Terra da Gente, que tem modalidades absolutamente inovadoras para eles em obtenção de terras”, adianta a diretora de Programas e Projetos Especiais do Incra, Débora Guimarães, que representará a autarquia junto com o presidente, César Aldrighi, os demais diretores do instituto e a Procuradoria Federal Especializada (PFE).
A agenda da conferência na Colômbia dialoga diretamente com a atuação do Incra durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 - COP 30, realizada em Belém, no Pará, em novembro de 2025. Na ocasião, foram tratadas questões como regularização fundiária de territórios quilombolas e de povos e comunidades tradicionais, governança da terra, extensão rural, sustentabilidade e clima.
Acompanhe as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp
Assessoria de Comunicação Social do Incra
imprensa@incra.gov.br
(61)3411-7404