Notícias
Incra e Univasf assinam parceria para curso de Agronomia do Pronera no Médio São Francisco
Foto: Incra Médio São Francisco
Com o objetivo de fortalecer a educação no campo e impulsionar o desenvolvimento sustentável na região, o Incra e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) assinaram, no dia 16 de outubro, o Termo de Execução Descentralizada (TED) que viabiliza a implantação do curso de graduação em agronomia pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).
O ato foi realizado durante o 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia, promovido pela Univasf, em Juazeiro/BA, o que deu à iniciativa um caráter simbólico e estratégico. O início do curso está previsto para 2026 e vai ofertar 50 vagas para beneficiários da Reforma Agrária, reafirmando o compromisso do Governo Federal com a formação técnica e científica dos agricultores assentados.
A assinatura do TED contou com a presença do diretor de Desenvolvimento do Incra, José Ubiratam, do superintendente Regional, José Cláudio da Silva e do reitor da Univasf, Télio Nobre, além da pró-reitora de Ensino, professora Lúcia Marisy. O valor total do curso (custo com professores, custeio e outros gastos) é no valor de R$ 6,5 milhões.
Simbolismo
Para o superintendente regional do Incra no Médio São Francisco, a realização da assinatura durante o congresso representa tem um simbolismo. “Assinar esse curso durante o Congresso Brasileiro de Agroecologia é muito simbólico, porque tenho certeza de que os profissionais que sairão dessa formação vão contribuir para mudar o modelo de desenvolvimento desta região”, destacou.
O diretor de Desenvolvimento do Incra,José Ubiratam, ressaltou a importância dos cursos do Pronera, que seguem uma lógica diferenciada voltada para o desenvolvimento regional. “As formações do Pronera transformam territórios, pois unem conhecimento acadêmico e saber popular, promovendo autonomia e inovação no campo”, afirmou.
Já o reitor Télio Nobre destacou a missão ampliada da universidade. “A Univasf tem o compromisso não apenas de ofertar ensino de qualidade, mas também de participar ativamente da execução das políticas públicas que promovem inclusão social e desenvolvimento regional.”
Como será?
O bacharelado em Agronomia tem duração de cinco anos e utilizará a metodologia da Pedagogia da Alternância, intercalando momentos de formação na universidade (chamado de Tempo Universidade), práticas agrícolas e atividades de extensão junto às comunidades (chamado de Tempo Comunidade).
O curso pretende formar profissionais capazes de compreender e intervir nos sistemas agrícolas de forma integrada, considerando os desafios das mudanças climáticas e a sustentabilidade dos modos de vida rurais — um passo importante para consolidar a educação do campo como instrumento de transformação social no Médio São Francisco.
Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp.
Assessoria de Comunicação Social do Incra Médio São Francisco
Avenida da Integração, 412, Jardim Colonial – Petrolina/PE
www.gov.br/incra
imprensa.petrolina@incra.gov.br
(87) 98814-8361