Notícias
Meio ambiente
Incra e órgãos ambientais debatem manejo sustentável da Caatinga em encontro no Ceará
Os participantes discutiram a ação no âmbito da Resolução Conama nº 507/2024. Foto: Incra/CE
Representantes do Incra no Ceará participaram do curso “Manejo Florestal Sustentável da Caatinga no Âmbito da Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº 507/2024”, realizado de 23 a 26 de setembro, no município de Crato, na região sul do estado.
A capacitação, voltada aos agentes públicos, foi desenvolvida no âmbito do Projeto Redeser, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), e contou com a parceria do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Serviço Florestal Brasileiro (SFB).
O curso teve o objetivo de promover o debate aprofundado sobre os fundamentos, procedimentos operacionais e a aplicação da Resolução Conama nº 507/2024. A legislação estabelece os parâmetros técnicos a serem adotados na elaboração, apresentação, avaliação técnica e execução de Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) com fins madeireiros para as florestas nativas e as suas formas de sucessão no bioma caatinga.
Participantes
Além de representantes do Ibama, do SFB e das regionais do Incra no Ceará e no Piauí, estiveram presentes técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Banco do Nordeste, e de Organizações Estaduais de Meio Ambiente (Oema's) de todos os estados da região semiárida envolvidos em atividades relacionadas ao licenciamento de PMFS no bioma Caatinga.
Para o engenheiro agrônomo do Serviço de Meio Ambiente do Incra/CE, Evaldo Tavares, o encontro teve grande aplicabilidade prática, uma vez que o manejo florestal sustentável da Caatinga é uma atividade relevante para a manutenção do bioma, pois permite o uso e a conservação da vegetação nativa, contribuindo para a redução dos desmatamentos.
“Em relação aos assentamentos, podemos também destacar que essa atividade no semiárido brasileiro ajuda a evitar avanços no processo de desertificação e contribui de maneira efetiva para levar benefícios sociais, econômicos e ambientais direcionados às famílias dos agricultores”, ressaltou Tavares.
“Durante o curso, ficou visível em muitas falas o reconhecimento do potencial que existe nos assentamentos mistos, nas comunidades assentadas e nos próprios assentados”, disse o também engenheiro agrônomo, Odilo Luna, após ser homenageado pelos presentes por sua trajetória de mais de 20 anos no Serviço Ambiental do Incra/CE.
O servidor, recém-aposentado, recebeu o reconhecimento dos colegas de todas as instituições participantes do evento pela dedicação e empenho nas questões ambientais e nos Planos de Manejo Florestal Sustentável executados nos assentamentos cearenses.
Planos de manejo
O Ceará possui o maior número de PMFS em execução dentro do bioma Caatinga, em especial nas áreas de reforma agrária. São 70 planos de manejo atualmente sendo acompanhados pela regional do Incra no estado.
Acompanhe as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp
Assessoria de Comunicação Social do Incra no Ceará
imprensa.ce@incra.gov.br
(85) 3299-1324