Notícias
Créditos
Famílias beneficiárias de Piraí (RJ) assinam contratos na modalidade Fomento
Dezenas de famílias assentadas no município de Piraí, na região sul do Rio de Janeiro, assinaram contratos do Crédito Instalação do Incra, nas modalidades Fomento e Fomento Mulher, no início de julho.
A primeira atividade ocorreu no dia 1º, na área de reforma agrária Roseli Nunes, com a assinatura de 34 contratos. No dia seguinte foi a vez do assentamento vizinho Terra da Paz, com mais 28.
Cada família poderá acessar R$ 16 mil e aplicar em projeto produtivo previamente elaborado por técnicos do Incra. O valor terá reembolso com rebate de até 80% sobre o saldo devedor atualizado até a data de vencimento, que é de dois anos, contados a partir da liberação do recurso.
Os projetos apresentados pelos assentados de Piraí são os mais variados, como viveiro de tilápias, criação de galinhas, porcos e gado leiteiro, plantio de bananas, instalação de caixa d'água, colocação de cerca e até uma cozinha industrial para produzir doces, bolos e geleias, possibilitando, assim, qualificar a produção e aumentar a renda das famílias.
Fortalecimento
Assentada no Roseli Nunes, a agricultora Amanda Matheus firmou contrato voltado, principalmente, para a organização do sistema produtivo do leite. “Com esse crédito, também pretendemos melhorar a estrutura do nosso lote na distribuição da água, com irrigação para a horta e também em uma pequena experiência inicial de produção de café”, contou.
Integrante da coordenação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Sul Fluminense, ela avaliou como importante a aplicação do crédito Fomento nos assentamentos. “O recurso dá oportunidade para que os assentados consigam estruturar os seus lotes e avançar na produção de alimentos saudáveis e agroecológicos. É uma reivindicação do movimento social para fortalecer a reforma agrária popular como alternativa frente ao avanço do latifúndio, contribuindo no combate à fome”, declarou Amanda.
Retomada
Para o tesoureiro da Associação de Moradores do Assentamento Terra da Paz, Adilson Fernando, a linha Fomento alavanca a agricultura familiar. “A ação do Incra para a assinatura dos projetos produtivos foi muito importante e também nos motivou a buscar o escoamento e a comercialização da produção, por meio de cooperativas de pequenos agricultores. Esse crédito do governo federal vem em uma hora muito propícia. É assim que a gente mostra que reforma agrária é uma coisa séria”, considerou.
Conforme a superintendente regional do Incra no Rio de Janeiro, Maria Lúcia de Pontes, o trabalho confirma o compromisso do governo Lula com as famílias do campo. “A retomada da reforma agrária se consolida pela aplicação dos créditos que são próprios para as famílias que estão produzindo nos assentamentos”, frisou a gestora.
Acompanhe as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp
Assessoria de Comunicação Social do Incra no Rio de Janeiro
imprensa.rj@incra.gov.br