Notícias
Educação do Campo
Especialização em Cultura e Política da América Latina pelo Pronera inicia em São Paulo
Começou, em 30 de setembro (terça-feira), o curso de Especialização em Cultura e Política da América Latina, pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), por meio de parceria entre o Incra e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)/ Campus Guarulhos. A aula inaugural ocorreu na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), em Guararema (SP).
A turma de 50 alunos é formada, em sua maioria, por filhos de assentados da reforma agrária graduados em diferentes áreas. O curso tem duração prevista de 15 meses. Na sessão solene de inauguração, além dos estudantes, estiveram presentes representantes das duas instituições parceiras.
Conforme o coordenador da especialização pela Unifesp, professor Bruno Comparato, o objetivo é promover uma reflexão sobre a importância da cultura como fator transformador da política e da sociedade. “Hoje em dia, a luta política se passa muito pela cultura, sobretudo na América Latina, porque, para você se contrapor ao colonizador, tem que usar outra linguagem, que não seja a dele”, considera.
Entre as educandas, está a recém-graduada em Comunicação e Multimeios pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Dandara dos Santos, nascida e criada no assentamento Santa Maria, na mesma cidade. Segundo ela, a cultura sempre a atraiu, principalmente a não eurocêntrica, sobre a qual pretende transmitir as aprendizagens a serem adquiridas no curso. “A gente, como militante, sempre tem essa preocupação de compartilhar o conhecimento, de não deixar que fique restrito só a nós e estou muito animada em poder me aprofundar nos estudos da cultura da América Latina”, disse.
A servidora aposentada do Incra/CE, Maria Silma Magalhães, graduada em Serviço Social, foi indicada para fazer o curso pela rede Programa Arte e Cultura na Reforma Agrária (Pacra). A instituição, que ela ajudou a criar ao sair da autarquia, é responsável por pontos de cultura em sete assentamentos e uma aldeia indígena. “Estou muito feliz em estar aqui agora como estudante e disposta a contribuir, mas, principalmente, aprender, e que esse curso ajude a nos aprofundarmos nesses estudos. Parabéns, Pronera!”, pontuou.
Acompanhe as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp
Assessoria de Comunicação Social do Incra em São Paulo
imprensa.sp@incra.gov.br