Notícias
Educação
Ato marca início do curso técnico em Agroecologia pelo Pronera em Rio do Sul (SC)
Um ato inaugural deu início ao curso técnico em Agroecologia subsequente ao Ensino Médio, oferecido pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), em parceria do Instituto Federal Catarinense (IFC)/Campus Rio do Sul com o Incra.
A cerimônia aconteceu, dia 12 de agosto, no auditório do campus com a presença da coordenação do curso e representantes da reitoria do IFC e do Incra. A solenidade contou com os 30 educandos, que integram famílias assentadas da reforma agrária ou beneficiárias do crédito fundiário, selecionados para participação por meio de sorteio público. “Fico muito feliz em participar desse momento dessa política educacional que é muito importante, que viabiliza o ensino para o agricultor que não teria condições. E em ver pela primeira vez essa relevante entidade que é o instituto participar desse programa”, comemorou Dirceu Dresch, superintendente regional do Incra no estado.
A estreia da parceria com o Instituto Federal Catarinense reafirma o interesse dos órgãos federais em democratizar o acesso à educação ao público da reforma agrária, quilombolas e agricultores familiares. O curso terá um ano e meio de duração e acontece na modalidade da alternância, que prevê módulos concentrados de aula no campus e períodos de retorno às comunidades, respeitando o trabalho na agricultura. Os educandos também recebem bolsa e alimentação e estadia no tempo escola para viabilizar a participação.
“A proposta desse novo curso é diferenciada, pensada nos agricultores que não conseguiriam estar em tempo integral na instituição, já que tem a propriedade para tocar”, explica Marilac Priscila Vivan, coordenadora do curso. Além disso, a temática da agroecologia visa uma demanda dos agricultores e movimentos sociais, que buscam aprimorar os conhecimentos para a produção de alimentos saudáveis.
Pronera
Este é o 20º curso realizado pelo Pronera em Santa Catarina, que já capacitou mais de 3,9 mil educandos no estado por meio da parceria entre o Incra, universidades e movimentos sociais. As formações tiveram início em 1999 com a alfabetização e escolarização de jovens e adultos (EJA) no Oeste catarinense. Ao longo do tempo foram realizadas formações nos ensinos básico, fundamental e médio, cursos técnicos em Agropecuária e pós-graduações, nos níveis de especialização e mestrado. Em 2025, além do técnico em agroecologia, teve início a Especialização em Educação e Infância, que está sendo realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Assessoria de Comunicação Social do Incra em Santa Catarina
imprensa.sc@incra.gov.br
Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp.