Notícias
Amazônia
Assentamento com cultivos agroflorestais recebe visita de campo na COP30
A agenda do Incra na COP30, em Belém, teve visita de campo em 16 de novembro (domingo). O destino foi o assentamento Paulo Fonteles, na Ilha de Mosqueiro, próximo à capital paraense. As famílias residentes no local integram o projeto Restaura Amazônia, no âmbito do Programa Nacional de Florestas Produtivas. O objetivo é financiar atividades de restauração ecológica com espécies nativas e/ou sistemas agroflorestais.
No Paulo Fonteles, há viveiro de mudas com vegetação nativa para cultivo de açaí e outras frutas típicas do bioma amazônico.
O agricultor Miguel Ricardo Filho, conhecido como “Murphy”, uma das principais lideranças do assentamento, espera que, com o suporte do Incra, dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e da Embrapa, a produção avance. “Recebemos do Incra o Apoio Inicial e o Fomento Mulher, que vão ajudar a comunidade”, disse, ao se referir a duas das dez modalidades do Crédito Instalação, disponibilizado pelo instituto.
Conforme ressaltou o presidente do Incra, César Aldrighi, a Amazônia concentra mais de 300 mil famílias assentadas. Deste total, mais de 60% estão em assentamentos agroextrativistas. “Precisamos ampliar as políticas de acesso à terra, porque o enfrentamento à crise climática passa pela agricultura familiar sustentável”, considerou o gestor.
Acompanhe as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp
Assessoria de Comunicação Social do Incra
imprensa@incra.gov.br
(61) 3411-7404