Notícias
Produção
Assentada compartilha experiência exitosa em evento da Embrapa Meio-Norte no Piauí
A agricultora é beneficiária da área de reforma agrária Marrecas, criada pelo Incra em São João do Piauí (PI). Fotos: Stefanne O'hana/Embrapa
A assentada Maria de Lourdes Pereira de Sousa, do assentamento Marrecas, em São João do Piauí, foi um dos destaques do seminário “Profruti: avanços tecnológicos e inovação na fruticultura piauiense”, realizado em 11 de setembro (quinta-feira), na Embrapa Meio-Norte, em Teresina.
Convidada a relatar a experiência da família no Projeto de Transferência de Tecnologia e Inovação em Fruticultura (Profruti), desenvolvido pela Embrapa com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), Lurdinha, como é mais conhecida, ressaltou a forma participativa no planejamento e execução da proposta. “Foi diferente de outros modelos que traziam ideias de cima para baixo. Com o Profruti, as coisas foram pensadas junto com a gente”, afirmou.
O assentamento Marrecas foi criado pelo Incra em 1994 e conta com 312 famílias beneficiárias. No local, que já produzia uva Itália Melhorada e Benitaca Brasil, o projeto possibilitou a introdução de novas variedades, como Isis, Vitória, Núbia e Melodia. “Todas cultivadas sem uso de inseticidas e bem aceitas no mercado”, disse Lurdinha. Além de uvas, as famílias também produzem acerola, goiaba, maracujá e banana. “A uva é a vitrine do projeto na área de reforma agrária”, destacou.
Iniciado há três anos, o Profruti está atendendo, inicialmente, três famílias do Marrecas, com o objetivo de adaptar e transferir tecnologias de cultivo, manejo e produção de frutas na agricultura familiar. Além da experiência no assentamento, o projeto no Piauí também está presente nos Platôs de Guadalupe, nos Tabuleiros Litorâneos e no Alto do Canindé.
De acordo com o coordenador da ação na Embrapa Meio-Norte, Valdemício Ferreira de Sousa, o Profruti trabalha desde a genética das espécies até o manejo do solo e estratégias de comercialização. Para ele, a iniciativa tem potencial de alavancar a fruticultura no Piauí, melhorando a qualidade, a produtividade e possibilitando inserção em novos mercados.
Acompanhe as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp
Assessoria de Comunicação Social do Incra no Piauí
imprensa.pi@incra.gov.br
(86) 3142-2663