Notícias
Prestação de serviços
Ação integrada chega ao Quilombo Deserto Feliz, em São Francisco do Itabapoana (RJ)
Além do Incra/RJ, a ação contou com Defensoria Pública/RJ, Detran/RJ e Secretaria Municipal de Saúde - Foto: Incra/RJ
O Incra no Rio de Janeiro participou de mais uma ação integrada de políticas públicas em comunidades quilombolas. Desta vez, no Quilombo Deserto Feliz, localizado em São Francisco do Itabapoana, no Norte fluminense. As atividades aconteceram na Escola Municipal Manoel Azeredo.
A ação – realizada no sábado, dia 30/8/2025 -, foi uma iniciativa da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, por meio do projeto Defensoria em Ação nos Quilombos, em parceria com a Associação das Comunidades Quilombolas do RJ (Acquilerj) e o Incra. A atividade também contou com a participação do Detran/RJ e da Secretaria Municipal de Saúde.
Durante a ação, o Incra - por meio da superintendente regional Maria Lúcia de Pontes e da chefe da Divisão Quilombola Elisa Ribeiro -, esclareceu sobre o processo de regularização do território quilombola de Deserto Feliz e a elaboração do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID).
Participação significativa
“A ação foi importante já que o Incra está fazendo um trabalho nessa região, pretendendo iniciar a partir do final do ano três RTIDs, inclusive em Deserto Feliz. Foi também uma boa oportunidade para a nova servidora Maria Clara realizar o seu primeiro trabalho de campo, já que percorremos o território, conversamos com alguns anciões, e acima de tudo, recuperamos a relação do Incra com o quilombo”, declarou a chefe da Divisão Quilombola.
Na avaliação de Elisa Ribeiro, a participação da comunidade foi significativa, até com presença maior dos homens, ao contrário da reunião anterior, que contou com mais mulheres.
É uma comunidade de tradição rural, mas o território atualmente não tem espaço suficiente para produção. Há uma casa de farinha, o que demonstra o envolvimento passado do quilombo com o beneficiamento da mandioca. É uma região produtora de mandioca, abacaxi e cana de açúcar. Atualmente, a maioria dos trabalhadores rurais trabalham para outros fazendeiros.
Titulação do território
O Quilombo Deserto Feliz teve o processo de reconhecimento do seu território aberto no Incra em junho de 2007 e foi certificado pela Fundação Cultural Palmares em dezembro de 2010. No ano seguinte, foi fundada a Associação dos Remanescentes do Quilombo Deserto Feliz - atualmente presidida por Walquiria Neves Cruz.
Walquiria manifestou sua gratidão ação integrada de políticas públicas. “A ação trouxe serviços fundamentais e o acesso de todos aos seus direitos, com a presença da presidente da Acquilerj Bia Nunes, Detran e Defensoria Pública que esclareceram dúvidas e emitiram documentos. Já o Incra trouxe orientações importantes sobre a titulação do nosso território. Também houve atendimento odontológico, clínico geral e vacinação, cuidados essenciais para a saúde da comunidade”, afirma.
De acordo com presidenta da Associação, “ver a participação ativa de tantas famílias trouxe alegria, pois sabemos que cada serviço prestado representa mais dignidade, cidadania e qualidade de vida para todos. Agradecemos imensamente aos profissionais e parceiros que se dedicaram para o sucesso da ação. Esperamos fortalecer essa parceria em futuras iniciativas que fazem toda a diferença na nossa comunidade”, comemorou a líder quilombola.
Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/RJ
imprensa.rj@incra.gov.br
(21) 2224-3346