Notícias
Serviços
Trabalhadoras rurais de Nazaré do Piauí (PI) são atendidas por mutirão de documentação
Nos dias 26 e 27 de setembro, acontece o primeiro Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural do ano no Piauí, no município de Nazaré do Piauí, a 275 quilômetros da capital, Teresina. Os atendimentos ocorrem no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC), das 8h às 17h na sexta-feira, e no sábado das 7h às 12h.
A ação integra o Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais e tem o objetivo de ampliar o acesso da população rural à documentação civil e trabalhista e a serviços públicos essenciais. A atividade prioriza as mulheres agricultoras, assentadas da reforma agrária, quilombolas, extrativistas, indígenas e ribeirinhas, mas se estende também aos seus familiares, incluindo homens e crianças.
No município de Nazaré do Piauí, existem seis assentamentos criados pelo Incra. “Em regiões com forte presença da agricultura familiar, como essa, o acesso à documentação básica permite à população do campo ter a oportunidade de obter documentos que abrem portas para políticas públicas e inclusão social”, considera o superintendente regional do Incra/PI, Lailson Guedes.
A realização do mutirão no estado é uma iniciativa do instituto e da Superintendência do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA/PI), com o apoio da Prefeitura Municipal de Nazaré do Piauí, e em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP/PI), Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), cartório de ofício e Banco do Nordeste.
São oferecidos os serviços de emissão ou renovação da Carteira Nacional de Identidade; emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) – documento que possibilita acesso às políticas públicas para o campo; assinatura e recebimento de Contratos de Concessão de Uso (CCU) para os assentados do município; atualização cadastral das Relações de Beneficiários (RB) do Incra; e orientação e recepção de documentos para o desbloqueio de beneficiários, conforme decisão do Tribunal de Contas da União (TCU).
Também é realizada orientação sobre a criação de conta gov.br para permitir o acesso a diversos serviços digitais do Incra, como a Plataforma de Governança Territorial (PGT); e direcionamentos de representantes do Banco do Nordeste sobre as linhas de créditos disponíveis para trabalhadores rurais e sobre o programa Desenrola Rural, com a emissão de Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento.
Serviço
Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural em Nazaré do Piauí
Data: 26 e 27 de setembro de 2025
Horário: 8h às 17h (sexta) e 7h às 12h (sábado)
Local: Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (antigo Fórum) - Praça da Bandeira, s/n, Centro.
Acompanhe as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp
Assessoria de Comunicação Social do Incra no Piauí
imprensa.pi@incra.gov.br
(86) 3142-2663