Notícias
Exposição
Tem reforma agrária na Feira Agro Centro-Oeste Familiar 2025
De 4 a 7 de junho será realizada a maior Feira Agro Centro-Oeste Familiar (Acof) dos últimos anos, com a presença de representantes de 73 municípios goianos. Do total de 204 expositores, mais de 100 são beneficiários da reforma agrária provenientes de 21 assentamentos, além de quilombolas de 26 comunidades do estado.
Durante quatro dias, o Centro de Eventos Professor Ricardo Bufáiçal, localizado no Campus 2 da Universidade Federal de Goiás (UFG), próximo ao setor Itatiaia, em Goiânia, estará repleto da diversidade trazida por agricultores familiares, assentados, remanescentes de quilombo, indígenas e muito mais.
Terá arroz, feijão e milho agroecológicos, farinhas, doces, geleias, bombons, biscoitos, roscas, pães e quitandas variadas. Estarão disponíveis frutas, hortaliças e verduras, variedades de queijos, requeijões, temperos à base de açafrão, colorau (urucum), pimentas, amendoim, gergelim, mel, frango e ovos caipira, banha de porco, defumados, salaminho e linguiças.
Os apreciadores de comida saudável e gastronomia em geral, sucos de fruta naturais, cachaça e licores, encontrarão bastante variedade.
Já artesanato haverá para todo gosto: tricô, crochê, bordado, colcha de retalho, tapetes, panos de prato, pinturas, esculturas e utensílios em barro, artesanato em madeira e em bambu, bonecas, e outros itens.
Para os entusiastas da medicina tradicional e fitoterápicos, a Agro Centro-Oeste também é uma boa opção. Terá medicamentos fitoterápicos quilombolas e muitos preparos para chás – desde o que faz relaxar e dormir, ao que ajuda a acelerar o metabolismo.
Além de conhecer, experimentar e levar para casa novos sabores, o público ainda poderá participar de rodas de conversa, palestras e seminários científicos sobre as temáticas que envolvem o universo da agricultura familiar, reforma agrária e quilombolas. Os assuntos vão desde formas de cultivos e processamento de alimentos, passando por processos de regularização fundiária e seleção de famílias para assentamentos, até cooperativismo, saúde e bem-estar.
Os visitantes poderão passear para ver animais do campo e conhecer máquinas e equipamentos agrícolas, ou aproveitar para colocar a caderneta de vacinação em dia ou aferir a pressão.
Incra e Acof
O Incra está junto na realização da Agro Centro-Oeste Familiar (Acof) desde a primeira edição, ocorrida há 22 anos. Para o superintendente do Incra em Goiás, Elias D’Angelo, o evento funciona como uma vitrine para mostrar à sociedade os resultados da reforma agrária e da política quilombola. “É sempre uma alegria circular pela feira e perceber que parte do que está sendo comercializado é consequência também do trabalho realizado pela autarquia”, ressalta.
“O Incra é parceiro de primeira ordem da Acof”, afirma a coordenadora do evento pela Escola de Agronomia da UFG, professora Graciella Corcioli. Segundo ela, o Incra contribui financeiramente para a realização da feira e colabora levando expositores.
A Acof foi idealizada na Escola de Agronomia da UFG em 2003 e, de lá para cá, cresceu e se desenvolveu. Atualmente, além do apoio do Incra, é realizada por meio de parcerias interinstitucionais, como prefeitura, governo estadual, Organizações Não Governamentais (ONG), movimentos sociais, outras universidades, e diversos órgãos federais como Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp
Assessoria de Comunicação Social do Incra em Goiás
imprensa.go@incra.gov.br