Notícias
Educação do Campo
Resultado final do primeiro curso de Medicina do Pronera é divulgado
Os estudantes se preparam para iniciar uma formação que visa fortalecer a presença de médicos e médicas no campo Foto: Acervo
Foi divulgado, nesta terça-feira (25/11), o resultado final do processo seletivo para o primeiro curso de graduação em Medicina do Brasil oferecido por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). A iniciativa, considerada um marco para as comunidades campesinas, é fruto da parceria entre o Incra e a Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe).
No dia 2 de dezembro, será feito um evento comemorativo de abertura do curso. As aulas ocorrerão de forma presencial no Centro Acadêmico do Agreste da Ufpe – Campus Caruaru e começarão em 2026.
A proposta amplia o acesso ao ensino superior a moradores da zona rural e reforça o compromisso do Pronera de formar profissionais de saúde preparados para atuar diretamente junto ao público da reforma agrária.
Foram abertas 80 vagas, sendo 40 de ampla concorrência e 40 referentes a modalidades de ações afirmativas (cotas). Puderam participar da seleção jovens e adultos assentados da reforma agrária, quilombolas, docentes que trabalham com famílias beneficiárias e pessoas atendidas pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).
Com a divulgação do resultado, os estudantes se preparam para iniciar uma formação que visa fortalecer a presença de médicos e médicas no campo, melhorando a assistência à saúde em regiões historicamente carentes de atendimento.
Educação do campo em destaque
Segundo a coordenadora-geral de Educação, Arte e Cultura do Campo do Incra, Clarice dos Santos, a formação da primeira turma representa uma conquista coletiva.
“Depois de adversidades por que passou o processo seletivo, celebramos a entrada de 80 camponeses e camponesas nos bancos da Ufpe para formarem-se médicos e médicas. A justeza da causa sempre nos alimentou com a certeza de que chegaríamos a esse resultado”, destaca.
“Desejamos à primeira turma de medicina pelo Pronera, que seja um novo tempo de estudos, dedicação e compromisso com a saúde pública”, acrescenta Clarice.
Segundo ela, o Incra seguirá atuando, por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária e de suas parcerias institucionais, no sentido de ampliar as oportunidades educacionais voltadas à população rural, garantindo, desta forma, acesso a políticas públicas capazes de promover inclusão, desenvolvimento e cidadania no campo.
Os editais para a graduação em Medicina e demais cursos ofertados podem ser acessados no link: www.gov.br/incra/pt-br/assuntos/reforma-agraria/educacao/selecao-para-cursos.
Acompanhe as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp
Assessoria de Comunicação do Incra
imprensa@incra.gov.br
(61) 3411-7404