Notícias
RTID
Publicado relatório técnico do território quilombola baiano Cândido Mariano
O território quilombola Cândido Mariano teve o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) tornado público por meio do Edital nº 2892/2025, publicado pelo Incra no Diário Oficial da União (DOU) de 16 de novembro de 2025 (terça-feira). A comunidade está localizada no município de Nova Viçosa, no Extremo Sul da Bahia, a 863 quilômetros da capital, Salvador.
O relatório reivindica 6 mil hectares para o território, reunindo 47 imóveis rurais, dentre áreas quilombolas e não-quilombolas. Ao todo, foram cadastradas 79 famílias, que formam uma população aproximada de 395 quilombolas.
O RTID representa a finalização de uma das partes mais complexas da regularização fundiária de um território quilombola. O documento reúne peças técnicas como relatório antropológico e planta com delimitação do território e aborda aspectos agronômico, ambiental, fundiário, etnológico e geográfico.
Histórico
A formação da comunidade se relaciona com a colônia Leopoldina, fundada no rio Peruípe, por volta de 1818. A colônia foi uma doação de sesmarias da coroa portuguesa a alemães e suíços, e depois chegaram imigrantes franceses.
De acordo com o relatório antropológico, na metade do século XIX, a colônia já contava com 43 fazendas de café, 133 colonos e 1,2 mil negros tornados escravizados. “O objetivo da colônia era a produção agrícola, o povoamento e embranquecimento da população, seguindo teorias do século XIX”, conta o documento.
As famílias mais antigas têm sua origem na comunidade de Helvécia, em Nova Viçosa. Há narrativas que contam que o “Véio Castro” teria chegado em Cândido Mariano no último quarto do século XIX fugido de uma antiga senzala na fazenda Helvécia.
A memória coletiva sobre o passado do território da comunidade de Cândido Mariano está também vinculada a linha de ferro Bahia-Minas, construída no Km 87, entre os anos de 1955 e 1958.
Acompanhe as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp
Assessoria de Comunicação Social do Incra na Bahia
imprensa.ba@incra.gov.br
(71) 3505-5308