Notícias
Desenvolvimento Sustentável
Projeto de Desenvolvimento Sustentável Dona Isaura beneficia 30 famílias acreanas
O Incra homologou em julho de 2025 o Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Dona Isaura, localizado no município de Mâncio Lima (AC). Com a medida, 30 famílias ocupantes de boa fé na área tiveram assegurado o direito de uso para desenvolvimento sustentável nas áreas que ocupam se tornando beneficiárias do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA).
O ato de conclusão do processo e a homologação oficial do PDS Dona Isaura (antiga Gleba Socó) ocorreu no dia 18 de julho. A medida estabeleceu que as famílias moradoras da área serão reconhecidas como beneficiárias do PNRA, e portanto, serão consideradas famílias assentadas, garantido acesso à política públicas como crédito, reconhecimento de direito de uso da terra entre outros benefícios.
O ato de homologação foi apontado como um dia histórico pelas famílias beneficiadas, que consideraram a data o início de uma nova etapa de vida com dignidade no campo. Na ocasião O Incra no Acre (Incra/AC) fez a entrega dos documentos de Contrato de Concessão de Uso (CCUs) e foram assinados os primeiros 20 contratos de Crédito Instalação, na modalidade Apoio Inicial, no valor de R$ 8 mil por unidade familiar.
De acordo com o superintendente do Incra no Acre, Márcio Alécio, a efetivação do PDS Dona Isaura é uma conquista graças à ação conjunta da autarquia, do Governo Federal e dos parceiros locais. “Seguimos firmes no compromisso de fortalecer a agricultura familiar e garantir melhores condições de vida para quem vive e trabalha no campo”, afirma.
Com informações do Incra/AC
Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp.
Assessoria de Comunicação Social do Incra
imprensa@incra.gov.br
(61) 3411-7404