Notícias
Parceria
Projeto da Itaipu vai levar assistência técnica a agricultores do Paraná e de Mato Grosso do Sul
Representantes do Incra e do MDA dos dois estados no encontro em Foz do Iguaçu (PR). Foto: Incra/PR
Gestores do Incra no Paraná e em Mato Grosso do Sul participaram de encontro na sede da Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), em 15 de janeiro (quarta-feira), para tratar de estratégia de investimentos em Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em áreas rurais dos dois estados. A ação, prevista para iniciar no mês de abril deste ano, visa beneficiar, aproximadamente, 5 mil famílias da agricultura familiar.
Diretores da Itaipu Binacional, do Itaipu Parquetec e do Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (ITAI) apresentaram o detalhamento do projeto “Expansão das ações de assistência técnica e extensão rural” (Expansão Ater). A iniciativa tem o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
O projeto é resultado de um convênio firmado entre as três instituições, por meio do Programa Itaipu Mais que Energia, e tem validade de dois anos, sendo três meses voltados à estruturação e o restante, à execução. As atividades têm como foco a agricultura orgânica e a agroecologia.
“A Itaipu já estava investindo em Ater, para o fortalecimento das organizações produtivas representadas pela Cooperativa Central de Reforma Agrária (CCA). Agora, nos convida a apresentar e ouvir sobre o novo projeto, para atender agricultores familiares, assentados e quilombolas diretamente, suprindo a falta de recursos para esta ação no instituto e na Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater)”, explica o superintendente substituto do Incra/PR, Cyro Fernandes Corrêa Júnior, que representou a regional no encontro.
Na ocasião, foram tratados quesitos elementares da estratégia de ação, como forma de contratação dos técnicos, capacitação e tempo de atendimento de cada família. Também estavam no evento gestores do MDA/PR e do MDA/MS.
“Foi consenso entre os presentes a importância desses investimentos da Itaipu para reacender a importância da Ater para o desenvolvimento rural sustentável, o fortalecimento dos circuitos curtos de comercialização, a agregação de valor aos produtos da agricultura familiar, a transição para agroecologia e a preservação e restauração ambiental, especialmente das águas”, considerou Cyro Júnior.
Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp
Assessoria de Comunicação Social do Incra no Paraná
imprensa.pr@incra.gov.br