Notícias
Santa Catarina
Políticas para quilombolas catarinenses avançam em novembro
Comunidade de Campo dos Polí foi contemplada com o decreto que declara o interesse social, para fins de desapropriação. Foto: Incra/SC
Neste novembro negro, mês em que se celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20/11), as comunidades quilombolas catarinenses têm bons motivos para comemorar.
No dia 21 de novembro, a comunidade de Campo dos Polí, do município de Monte Carlo (SC), foi uma das 28 contempladas com o decreto que declara o interesse social, para fins de desapropriação, dos imóveis rurais abrangidos na área de 542 hectares do território quilombola.
A medida é uma etapa importante na regularização fundiária, pois permite que o Incra desaproprie e libere as terras para as famílias quilombolas, num processo que caminha para a titulação. O documento foi publicado no Diário Oficial da União, confira aqui
Conquistas
As ações realizadas pelo Incra ao longo do mês também incluíram comunidades que estão em diferentes etapas no processo de titulação. No dia 11, a equipe da Divisão de territórios quilombolas realizou as primeiras reuniões nas comunidades Terra do Micuim, em Pescaria Brava (SC) e Maria Rosalina, em Araranguá (SC) para apresentação do processo de regularização dos territórios que começa a ser desenvolvido pela autarquia.
No dia 20, em Campos Novos, mais 31 contratos foram assinados para liberação de R$ 8 mil em créditos instalação para cada família quilombola. O benefício faz parte das políticas disponíveis para as famílias que estão sendo contempladas pelo Programa Nacional de Reforma Agrária.
Durante o mês, ainda foram registrados desdobramentos nos processos judiciais envolvendo a regularização dos territórios quilombolas cujas áreas coincidem com unidades de conservação: territórios Vidal Martins, em Florianópolis e São Roque, em Praia Grande.
O Incra/SC possui 21 processos de regularização de territórios quilombolas abertos para beneficiar uma população de cerca de 4 mil pessoas quilombolas no estado, segundo o último censo do IBGE.
Assessoria de Comunicação do Incra em Santa Catarina
Telefone: (48) 3733-3557
E-mail: imprensa.sc@incra.gov.br