Notícias
Seleção em assentamento
Oito processos seletivos em assentamentos estão na fase de deferidos e eliminados na Bahia
Inscrição de candidatos para vagas em assentamento na Bahia - Foto: Acervo Incra
Estão disponíveis no portal do Incra os resultados dos candidatos habilitados e eliminados nos processos seletivos para preencher 25 vagas em assentamentos na Bahia. São 15 na área de reforma agrária Fazenda Volta, no município de Coronel João Sá, e outras 10 oportunidades no projeto Caracas, em Sento Sé. Confira as listas publicadas em 5 de maio.
Ao todo, foram eliminados nove candidatos e 51 continuam na seleção. Somados aos resultados de deferidos e eliminados em abril, são alcançados 184 inscritos que continuam no processo de ingresso em 132 vagas em lotes da reforma agrária de oito assentamentos.
Eles integram as 14 áreas de reforma agrária com inscrições abertas em 2024, totalizando 441 parcelas.
Processos finalizados
Dentre essas vagas ofertadas, 257 já foram preenchidas com a finalização de cinco processos seletivos, em fevereiro de 2025, com a inserção das famílias na Relação de Beneficiários.
Trata-se dos seguintes assentamentos: Dom José Rodrigues (Campo Alegre de Lourdes), Mãe Maria (Maracás), Encontro das Águas (Lajedo do Tabocal), Três de Maio/Santa Rica (Paulo Afonso) e Fazenda Varzinha e Outras (Canudos).
Deferidos e eliminados
Além da Fazenda Volta e Caracas, os assentamentos que estão na etapa de candidatos deferidos e eliminados são as seguintes: Santa Rita I (Casa Nova), Fazenda Barra II (Adustina), Milton Santos (Morro do Chapéu), Riacho dos Bois I (Chorrochó), Fazenda Barra (Sento Sé) e Serrote da Porteira II (Sítio do Quinto).
Classificação
A próxima fase é a aplicação dos critérios definidos nos editais para a elaboração da lista preliminar de classificação. Os candidatos terão 10 dias úteis caso queiram realizar alguma contestação quanto à ordem de classificatória.
Posteriormente, após as avaliações das contestações, se houver, é divulgada a lista de classificação final, que não cabe mais recursos.
As famílias classificadas dentro do número de vagas serão homologadas no assentamento e os nomes são inseridos no sistema do Incra e passam a constar na Relação de Beneficiário. Assim, terão acesso às políticas públicas do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA).
Assessoria de Comunicação Social do Incra/BA
imprensa.ba@incra.gov.br
(71) 3505-5308