Notícias
Cidadania
Mutirão de documentação realiza mais de 500 atendimentos em Amajari (RR)
O Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural em Amajari, no norte de Roraima, atendeu mais de 500 pessoas entre os dias 9 e 11 de dezembro. A ação beneficiou moradores dos assentamentos Bom Jesus, Amajari e Tepequém, além da população da sede e das vilas da cidade. Os serviços foram oferecidos gratuitamente por órgãos federais, estaduais e municipais.
Além do Incra, participaram o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (Sesau), o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Iater), o Instituto de Identificação Odílio Cruz, a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) e a Prefeitura de Amajari.
Durante o encerramento, o superintendente regional do Incra/RR, Evangelista Siqueira, destacou o alcance da iniciativa e o impacto direto na vida das famílias atendidas. “O mutirão é das trabalhadoras rurais e estamos encerrando a última edição de 2025, entregando o Contrato de Concessão de Uso (CCU) da dona Maria Coelho, que agora vai ter mais segurança para poder investir no seu lote”, afirmou.
Maria Coelho foi uma das vinte pessoas beneficiadas com o CCU durante o evento. Emocionada, ela celebrou a obtenção do título. “Eu estou muito feliz por receber este documento. O mutirão do Incra, que teve aqui no município, foi muito bom”, disse.
Beneficiária da reforma agrária no assentamento Amajari, ela pretende buscar financiamento para melhorar a produção no lote de 40 hectares, onde vive com o companheiro. Eles cultivam banana, mandioca e macaxeira e criam gado. “Agora, quero ver se consigo comprar um forno de fazer farinha, porque a gente utiliza o dos vizinhos”, contou Maria.
Além da regularização fundiária e ambiental, a Carteira de Identidade Nacional foi um dos serviços mais procurados durante o mutirão. Conforme os dados do Instituto de Identificação, foram emitidos 185 documentos, que serão entregues no prazo de 90 dias.
Essa parceria entre os órgãos públicos, conforme o superintendente do Incra, foi fundamental para garantir cidadania aos trabalhadores rurais de Amajari. “Nós gostaríamos de agradecer a todos os parceiros, que não mediram esforços para prestarmos serviço de relevância, gratuitamente, para todos os nossos assentados da reforma agrária, de modo especial à Prefeitura de Amajari. Conseguimos superar as expectativas de atendimento”, destacou Siqueira.
Além dos atendimentos, o Incra também realizou uma reunião técnica na prefeitura. No encontro, foram discutidas a implantação do programa Terra Cidadã no município, os convênios em andamento e a transferência da área da sede e das vilas, ainda sob domínio da União, para a gestão municipal.
“A iniciativa contribui para a organização territorial, a segurança jurídica e o desenvolvimento das famílias agricultoras do município”, considerou a prefeita de Amajari, Núbia Lima, que agradeceu a realização do mutirão e manifestou interesse em aderir ao programa.
Acompanhe as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp
Assessoria de Comunicação Social do Incra em Roraima
imprensa.rr@incra.gov.br