Notícias
Reforma Agrária
Inscrições abertas para 40 vagas em projeto de assentamento em São Miguel do Tapuio (PI)
Inscrições são gratuitas, podendo ser feitas pela internet e presencialmente, no próprio assentamento - Foto: Incra/PI
Ficam abertas, de 22 de abril a 6 de maio de 2026, as inscrições para seleção de famílias interessadas em concorrer a uma das 40 vagas de lotes no Projeto de Assentamento Fazenda Caprisa - localizado no município piauiense de São Miguel do Tapuio, distante cerca de 200 quilômetros da capital Teresina.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas presencialmente ou pela internet - por meio da Plataforma de Governança Territorial (PGT) do Incra.
O atendimento presencial ocorre na Igreja Católica São Francisco de Assis, da comunidade Morrinhos - situada dentro do próprio assentamento, das 8h às 14h, exceto sábados, domingos e feriados. Para se inscrever pela internet, os interessados devem acessar a PGT, fazendo login com o CPF e senha na conta Gov.Br, selecionar a opção “Realizar Inscrições”, preencher o formulário e anexar, digitalmente, os documentos obrigatórios listados nos editais. Após o envio, é necessário aguardar a confirmação da inscrição pela própria plataforma.
De acordo com o presidente da Comissão Regional de Seleção de Famílias do Incra/PI, Thiago Melo, em outubro de 2024 foi publicado um edital que ofertou 136 vagas para o assentamento. No entanto, como as vagas não foram totalmente preenchidas, não houve formação de uma lista de excedentes. Por isso, um novo edital foi lançado neste ano de 2026.
Assentamento
Criado em 1998, o Projeto de Assentamento Fazenda Caprisa tem capacidade para 355 famílias, numa área de 24,1 mil hectares.
O assentamento faz divisa com os municípios piauienses de Pimenteiras, Alto Longá, São João da Serra, Aroazes, Santa Cruz dos Milagres, Buriti dos Montes, Castelo do Piauí, Assunção do Piauí, Prata do Piauí. Assim como os municípios cearenses de Crateús e Novo Oriente.
O edital completo da seleção está disponível também no portal do Incra na internet, bem como no sindicato de trabalhadores rurais e prefeituras municipais das cidades vizinhas.
Mais editais
Segundo o chefe da Divisão de Obtenção de Terras do Incra/PI, Geraldo Nemesio Filho, a previsão é lançar 21 editais ao longo do ano de 2026.
Até o momento, três editais já foram publicados, disponibilizando um total 71 vagas em projetos de assentamento localizados em três municípios piauienses.
Acompanhe as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/PI
imprensa.pi@incra.gov.br
(86) 3142-2663