Notícias
Rio Grande do Sul
Incra recebe manifestantes em Porto Alegre
Incra está atuando em diferentes linhas para atender demanda por assentamento RS . Foto: Incra/RS
O presidente do Incra, César Aldrighi, e a direção da superintendência regional da autarquia no RS reuniram-se hoje (30) com manifestantes que ocupam a sede do instituto em Porto Alegre desde segunda-feira (28). O encontro tratou da obtenção de terras para assentamento de famílias no estado.
O dirigente relatou os esforços da autarquia a começar pela modalidade de compra e venda. A superintendência vem recebendo ofertas de áreas, que são avaliadas pelos técnicos para atestar a viabilidade de incorporação ao Programa Nacional da Reforma Agrária. Três imóveis estão em fase avançada de negociação e dependem de disponibilidade orçamentária e da manutenção do interesse dos proprietários em vender.
Segundo Aldrighi, pelo menos uma das propriedades – em estágio mais avançado de encaminhamento – deve ser empenhada para aquisição ainda em maio. “Temos R$ 21 milhões reservados para isso”, assegurou. Os demais processos avançarão em um cronograma mensal, conforme disposto para as execuções do Poder Executivo federal em 2025.
Em outra frente, o Incra está fazendo a gestão para incorporar áreas não onerosas no RS. Esta é uma das possibilidades de obtenção de imóveis do Programa Terra da Gente, lançado em 2024. São, por exemplo, imóveis de propriedade de bancos que possam ser transferidos para pagar obrigações financeiras com a União. A obtenção de terras nesta modalidade é uma inovação para o RS.
Recentemente (07/03), o governo federal desapropriou um imóvel rural de 125 hectares em Cruz Alta, onde já vivem 12 famílias, para destiná-lo ao Programa Nacional de Reforma Agrária. O Incra/RS aguarda imissão na posse para criar o assentamento. Uma segunda área no estado está em fase final de tramitação na mesma modalidade, podendo abrir vaga para mais sete famílias.
César Aldrighi retornará a Porto Alegre na quinta-feira (8) para continuar as tratativas. Os manifestantes decidiram permanecer no prédio até o encontro.
Assessoria de Comunicação - Incra/RS
imprensa.rs@incra.gov.br
(51) 3284-3311 ou 3309
facebook.com/IncraRS