Notícias
Fazenda Santana
Incra publica RTID de comunidade quilombola em Cabrobó (PE)
Comunidade do Quilombo Fazenda Santana, em Cabrobó, é composta por 48 famílias. Foto: Incra Médio São Francisco
A Comunidade Remanescente de Quilombo Fazenda Santana, localizada no município de Cabrobó, no Sertão Pernambucano, deu mais um passo na conquista de seu território, com a publicação no Diário Oficial da União, nesta segunda-feira (30), do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID). Esse é o segundo RTID publicado desde a recriação da Superintendência do Incra no Médio São Francisco há dois meses.
O RTID é um documento elaborado pelo Incra durante a regularização de um território quilombola. O relatório é composto por estudos como por exemplo, relatório antropológico, levantamento fundiário, cadastro das famílias e análise de sobreposições com outras áreas. O território da comunidade Fazenda Santana tem 1.446,2 hectares, onde residente 48 famílias quilombolas.
De acordo com o antropólogo e chefe substituto da Divisão de Serviço Quilombola do Incra no Médio São Francisco, a conclusão do RTID teve de superar desafios como o levantamento fundiário. “Uma das nossas metas para 2024 era a finalização deste relatório. Apesar dos contratempos, conseguimos entregar um resultado significativo e esperado pela comunidade, que nos permite planejar novos avanços em 2025 na regularização fundiária”.
Para Erika Maria de Andrade Silva, que faz parte da associação da Fazenda Santana a publicação do relatório é motivo de comemoração para a comunidade. “Sabemos da importância desse avanço na garantia dos direitos e na segurança das nossas famílias, por isso queremos agradecer aos envolvidos nesse processo, principalmente os técnicos. Eles foram fundamentais para que esse dia chegasse para o povo quilombola”, afirma.
Assessoria de Comunicação Incra Médio São Francisco
(87) 3861-2790
imprensa.petrolina@incra.gov.br