Notícias
Sustentabilidade
Incra participa do Fórum Global sobre Inovações em Políticas para a Agricultura Familiar
O evento acontece na sede da FAO, em Roma, com representantes de diversos países. Foto: Incra
O Incra integra, de 22 a 25 de setembro, o Fórum Global sobre Inovações em Políticas para a Agricultura Familiar, que ocorre na sede da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em Roma, na Itália. Este ano, o tema debatido é “Agricultura Familiar e Transformação Rural Inclusiva: Soluções para Desenvolvimento Sustentável no Contexto das Mudanças Climáticas”.
O presidente do Incra, César Aldrighi, participará, em 24 de setembro (quarta-feira), do painel “Soluções políticas para a agricultura familiar – acesso e gestão de recursos naturais”. O momento faz parte da programação dos Diálogos Inter-regionais sobre Agricultura Familiar, voltados a estimular o intercâmbio de soluções e experiências inovadoras entre países ao redor do mundo.
Nesse sentido, são destacadas maneiras de promover a agricultura familiar e a transformação rural inclusiva; aumentar a capacidade dos agricultores familiares de adotar práticas agrícolas sustentáveis; promover políticas e instituições inclusivas que apoiem pequenos agricultores no acesso a mercados, financiamento e plataformas de tomada de decisão; incentivar a inovação e a transferência de tecnologia; e fortalecer parcerias sólidas no setor.
Aldrighi abordará as políticas públicas relacionadas à agricultura familiar no Brasil, com foco nos assentamentos rurais, sustentabilidade e ações direcionadas à reforma agrária, a exemplo do programa Terra da Gente, implementado em 2024.
Abertura
Na segunda-feira (22), delegações da América Latina, Caribe, África, Ásia e Europa iniciaram as discussões tratando de agricultura familiar para a Europa e a Ásia Central.
Na pauta, os crescentes impactos das mudanças climáticas na agricultura familiar, a concentração fundiária e o aumento do preço da terra. A necessidade de acesso a recursos, mercados e tecnologia por parte dos agricultores é considerada fundamental.
Experiências desenvolvidas em países como Uruguai, Kosovo e Macedônia do Norte foram levadas ao plenário da FAO.
Nesta terça-feira (23), estão em evidência as inovações e tecnologias digitais para a agricultura familiar; o papel das organizações de agricultores familiares e das instituições rurais; e o futuro da agricultura familiar, apoiado, em especial, na rotatividade geracional e na presença de jovens no campo.
O encontro acontece dois meses antes da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que reunirá, no Pará, lideranças mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para discutir ações de combate a mudanças do clima.
Acompanhe as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp
Assessoria de Comunicação Social do Incra
imprensa@incra.gov.br