Notícias
Qualificação
Incra e instituições de ensino fortalecem parcerias para ampliar a educação do campo no Amapá
Gestores do Incra visitaram a turma do curso de Técnico em Agropecuária, no campus de Porto Grande - Foto: Incra/AP
A Chefia da Divisão de Educação do Campo do Incra esteve no Amapá cumprindo uma agenda institucional voltada ao fortalecimento do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).
A programação, realizada nos dias 19 e 20 de maio de 2025, contou com reuniões no Instituto Federal do Amapá (IFAP) e na Universidade Federal do Amapá (Unifap), além de uma visita de campo ao município de Porto Grande.
O chefe da Divisão de Educação do Campo, Fabrício Dias, participou das atividades acompanhado de servidores e gestores do Incra no Amapá. A agenda teve início com uma reunião no IFAP, com o reitor Romero Silva, representantes de todos os campi da instituição e o da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Amapá (Fettagrap), José Erivan.
O encontro tratou do andamento da turma do curso de Técnico em Agropecuária ofertado pelo Pronera no campus Porto Grande. A coordenação do curso destacou que a experiência tem sido enriquecedora, permitindo aos professores visitar assentamentos da região, como o PA Munguba, durante o período de “tempo comunidade”, para acompanhar as práticas dos estudantes.
Também foram discutidas a possibilidade de novos cursos técnicos e a implantação do primeiro curso superior pelo Pronera no estado.
Como encaminhamento, Incra e IFAP firmaram o compromisso de realizar audiências públicas em diferentes regiões do Amapá, para construir coletivamente os próximos projetos junto aos movimentos sociais e sindicais do campo.
Para o superintendente do Incra/AP, Gersuliano Pinto, o desenvolvimento depende de qualificação. “A educação é uma das ferramentas mais poderosas para garantir que as famílias assentadas possam desenvolver suas comunidades com autonomia e dignidade. A parceria com o IFAP nos mostra o quanto podemos avançar ao somar esforços em favor da agricultura familiar”, afirmou.
Unifap
Ainda na tarde do mesmo dia, 19/5, a comitiva esteve na Unifap, em reunião com a vice-reitora Ana Cristina. Foram debatidas propostas de cursos de pós-graduação voltados às populações rurais do Amapá, além dos municípios paraenses de Chaves e Afuá.
Outro ponto importante tratado na atividade foi a formalização da parceria para recepção de estagiários da Universidade no Incra/AP, fortalecendo a integração entre formação acadêmica e ações institucionais. Também foram discutidos mecanismos de apoio logístico para o deslocamento das equipes nas ações em comunidades isoladas.
Visita de campo
Encerrando a programação, na manhã do dia 20/5, Fabrício Dias e o superintendente Gersuliano Pinto visitaram a turma do curso de Técnico em Agropecuária, no campus do IFAP, localizado no município de Porto Grande, localizado a cerca de 100 quilômetros da capital Macapá.
O encontro foi marcado por momentos de troca de experiências e relatos emocionantes entre estudantes, professores e os representantes do Incra, reafirmando a importância da educação no campo como ferramenta de transformação social e valorização da agricultura familiar.
“Ver de perto a atuação dos estudantes e ouvir seus relatos nos mostra que o Pronera não é apenas um programa de educação: é um instrumento de cidadania e pertencimento. O que vimos em Porto Grande é inspirador e nos reforça o dever de ampliar essas ações em todo o Brasil”, destacou Fabrício Dias, chefe da Divisão de Educação do Campo do Incra.
Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp.
Assessoria de Comunicação Social do Incra
imprensa@incra.gov.br
(61) 3411-7404