Notícias
Meio ambiente
Incra apoia ação ambiental de dispersão aérea de sementes de juçara em assentamentos no Paraná
Junho é o mês do meio ambiente e o Incra no Paraná participou da estratégia conjunta com movimentos sociais do campo e outros órgãos públicos na 3ª Jornada da Natureza/2025, durante a semana de 2 a 6 de junho, na comunidade Dom Tomás Balduíno, no município de Quedas do Iguaçu, na região centro-oeste do estado.
O governo federal, por intermédio do Incra, adquiriu 20 toneladas de sementes da palmeira juçara para dispersão aérea em áreas de reserva legal em processo de recuperação ambiental. A compra se deu por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade Compra Direta para Doação Simultânea.
O investimento de R$ 168 mil permitiu a realização de ação de educação ambiental na agroecologia e no desenvolvimento socioambiental. A dispersão das sementes, que foi viabilizada graças à parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) que forneceu o equipamento aéreo (helicóptero), contribui para o enriquecimento das áreas de reserva legal.
Distribuição
A disseminação aérea por meio de aeronave foi dividida em etapas: oito toneladas em áreas de reserva legal do Projeto de Assentamento Com Cultivo de Espécies Florestais Celso Furtado, em Quedas do Iguaçu, e duas toneladas em áreas da Terra Indígena Rio Das Cobras, nos municípios de Nova Laranjeiras e Espigão Alto do Iguaçu.
Além do plantio direto pelas famílias de assentamentos da reforma agrária do Incra: sete toneladas distribuídas na proporção de 20 quilos por família, para 350 famílias assentadas; e plantio direto pelas famílias na Terra Indígena Rio das Cobras, sendo três toneladas distribuídas na proporção de 20 quilos por família, para 150 famílias indígenas.
Foram escolhidas áreas de reforma agrária em 11 municípios com relativa proximidade, para facilitar a logística de transporte: Quedas do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Nova Laranjeiras, Laranjeiras do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Palmital, Laranjal, Marmeleiro, Renascença, Francisco Beltrão e Santo Antônio do Sudoeste.
“O Incra apoia a semana de meio ambiente nessa ação de sensibilização dos agricultores para a importância da conservação ambiental e sua potencialidade como geradora de alimentos e renda a partir da restauração ambiental e cultivo de espécies nativas”, disse o superintendente regional do Incra/PR, Nilton Bezerra Guedes.
A escolha dos assentamentos seguiu também a disponibilidade de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) oferecida por profissionais contratados na parceria Semeando Gestão, entre a Cooperativa Central da Reforma Agrária no Paraná (CCA/PR) e a Itaipu Binacional, interagindo com a estratégia de conversão aos sistemas agroflorestais e agroecológicos.
Educação ambiental
A palmeira juçara (Euterpe edulis), nativa da Mata Atlântica, foi incluída como "Vulnerável" na Lista da Flora Brasileira e ameaçada de extinção. Segundo o chefe da Divisão de Desenvolvimento Sustentável do Incra/PR, Cyro Fernandes Corrêa Junior, os territórios da reforma agrária e indígenas na região do Cantuquiriguaçu amargavam as maiores taxas de desmatamento e houve a necessidade da dispersão de valores da educação ambiental especialmente quanto à recuperação ambiental de espécies nativas.
“O projeto visa popularizar a utilização dos seus frutos, cuja polpa possui alto valor nutricional e vem mostrando potencial para consumo da mesma forma que o açaí já é utilizado”, explicou o gestor, que elaborou o projeto junto ao técnico da Unidade Avançada Iguaçu, em Cascavel, Walter Alberto Cadore.
Além do Incra, a ação realizada no Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6) teve a participação do ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, e de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e de outras entidades envolvidas. A ação contou também com o acompanhamento da Brigada Federal (Prevfogo), organizada pelo Ibama e que atua na Terra Indígena Rio das Cobras.
Acompanhe as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp
Assessoria de Comunicação Social do Incra no Paraná
imprensa.pr@incra.gov.br
whatsapp: (41) 99686-8081