Notícias
Incra acompanha retomada de lotes em Encruzilhada do Sul (RS)
Não é permitido ocupar lotes em assentamentos de reforma agrária sem autorização expressa do Incra - Foto: Incra/RS
O Incra no Rio Grande do Sul reconduziu a posse aos beneficiários legais de lotes ocupados de maneira irregular no assentamento Padre Réus, em Encruzilhada do Sul – distante cerca de 170 quilômetros da capital Porto Alegre.
A ação foi realizada em 12/3/2025 e contou com a presença da Polícia Federal, da Brigada Militar e da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul.
O Instituto acompanhou a reintegração de posse de um lote, determinada pela Vara Judicial da Comarca de Encruzilhada do Sul em favor do assentado, cuja área foi ocupada de forma indevida por terceiros.
Ao chegar ao local, a equipe da autarquia deparou-se com outras situações de conflito entre beneficiários oficiais da reforma agrária e pessoas não autorizadas a utilizarem as terras.
Após notificação administrativa, os servidores do Incra conseguiram que os ocupantes dos lotes deixassem as parcelas voluntariamente. Em um quarto caso, está sendo aguardada reintegração de posse pela justiça.
O Incra/RS reitera que é proibida a ocupação de lotes da reforma agrária sem autorização expressa da autarquia. Quem incorrer nesta ação corre risco de ser acionado judicialmente.
Acompanhe também as notícias e os comunicados do Incra pelo WhatsApp.
Assessoria de Comunicação Social do Incra/RS
imprensa.rs@incra.gov.br
(51) 3284-3311 / 3309