Notícias
Reforma Agrária
Famílias recebem Contratos de Concessão de Uso em conquista histórica no Distrito Federal
famílias do assentamento Chapadinha, em Sobradinho, receberam os Contratos de Concessão de Uso (CCUs). Foto: Incra
Após mais de duas décadas de espera, 34 famílias do assentamento Chapadinha, em Sobradinho (DF), receberam, nesta quarta-feira (19/11), os Contratos de Concessão de Uso (CCUs) das áreas que ocupam. O documento foi entregue pela Superintendência Regional do Incra no Distrito Federal e Entorno.
Instituído pela Portaria nº 597, de 26 de julho de 2024, o Chapadinha foi o primeiro assentamento criado no Distrito Federal na atual gestão federal. Reconhecida pela produção agroecológica, a área já é referência regional em práticas sustentáveis, garantindo geração de renda e abastecimento local.
A emissão dos CCUs formalizou a permanência das famílias no local e integra as ações do governo voltadas à regularização e à consolidação de áreas de reforma agrária.
A superintendente do Incra no DF e Entorno, Cláudia Farinha, classificou o ato como um marco histórico para as famílias assentadas na região. “Aqui as famílias constroem diariamente um exemplo vivo de agroecologia, produzindo alimento saudável e preservando o Cerrado. Este resultado é fruto da luta dos movimentos sociais, do trabalho incansável das equipes do Incra e das parcerias fundamentais com órgãos como a SPU e demais instituições federais”, disse, ao ressaltar que o resultado alcançado reafirma o compromisso do governo federal com a reforma agrária, o desenvolvimento sustentável e a soberania alimentar.
A cerimônia desta quarta-feira ratificou a importância do assentamento e sua legitimidade ao reunir autoridades, parlamentares, representantes de instituições públicas, lideranças e integrantes de movimentos sociais, além de agricultores e agricultoras.
Estavam presentes o diretor substituto da Câmara Nacional de Conciliação Agrária, Marco Aurélio Bezerra da Rocha e a assessora da Presidência do Incra, Laudiceia Schuaba Andrade.
Também participaram representantes do Campo Unitário da Fetraf, do MST e do Movimento de Apoio ao Trabalhador Rural (MATR); da Condraf; da SPU; da Emater e outras instituições envolvidas na execução da política agrária no Distrito Federal e Entorno.
Assessoria de Comunicação do Incra no Distrito Federal
(61) 3462 3921